Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

#Questão 456005 - Língua Portuguesa, Crase, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Jornalista de Empresa de Comunicação Pública

Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.

O emprego de sinal indicativo de crase em “quanto a concepção” (L.33) prejudicaria a correção gramatical do período.

#Questão 456007 - Língua Portuguesa, Crase, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Jornalista de Empresa de Comunicação Pública

Com referência às estruturas linguísticas empregadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Na linha 7, o emprego do acento grave em “às escuras” justifica-se pela regência da forma verbal “trabalhamos” e pela presença de artigo definido feminino anteposto a complemento verbal.

#Questão 456009 - Língua Portuguesa, Crase, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Gestor de Atividade Jornalística de Empresa de Comunicação Pública

Com relação aos sentidos e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.

Está gramaticalmente correta e preserva o sentido original do texto a seguinte reescritura do primeiro período do texto: É legitimo hoje vincular cultura à uma concepção de recurso, em vista do qual se desloca e se assimila outros conceitos de cultura.

#Questão 456011 - Língua Portuguesa, Crase, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Analista de Empresa de Comunicação Pública

Julgue, com base na prescrição gramatical, os itens a seguir, que constituem referências a artigos da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, de 1969, conhecida também como Pacto de São José da Costa Rica.

De acordo com o art. 13 do referido documento, toda pessoa tem direito a liberdade de pensamento e à de expressão, que incluirá a liberdade de procurar, receber e difundir informações de qualquer natureza, independentemente de fronteiras, verbal ou por escrito ou de forma impressa ou artística ou qualquer meio que escolher.

#Questão 456013 - Língua Portuguesa, Crase, CESPE / CEBRASPE, 2011, MEC, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 9 a 18.

O emprego de acento grave em “acesso à escola” (l.21) justifica-se porque a palavra “acesso” exige complemento regido pela preposição a e a palavra “escola” está precedida de artigo definido feminino.

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