Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Com relação aos aspectos sintático-semânticos do texto acima, julgue os itens de 10 a 13.

Nos períodos “o bufão de 75 anos que foi primeiro-ministro por três vezes” (l.6-7) e “Mas foi a economia que acabou com a sua condição de primeiro-ministro” (l.12-13), os elementos sublinhados têm, ambos, a função de restringir o sentido das expressões que os antecedem, a saber, “o bufão de 75 anos” e “a economia”, respectivamente.

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 5 a 9.

O elemento “que”, empregado nas linhas 5 e 6, retoma, respectivamente, os antecedentes “vida real” (l.5) e “índices de acidentes” (l.6).

#Questão 454107 - Língua Portuguesa, Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Técnico de Operações de Empresa de Comunicação Pública

Cada um dos itens a seguir apresenta um trecho de redação de correspondência oficial, que deve ser julgado certo se atender aos requisitos de impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão e formalidade, ou errado, em caso contrário.

Este relatório tem como objetivo informar a situação atual do desenvolvimento do Projeto Interação, previsto para ser totalmente implementado por este setor durante o primeiro semestre do corrente ano. Esclarecemos que a equipe que iniciou a implantação do projeto permanece a mesma, o que favorece a continuidade dos trabalhos de maneira satisfatória.

Com relação à estrutura gramatical do primeiro parágrafo do texto, assinale a opção correta.

Considere as seguintes frases e suas reescritas:

1. O país tem três poderes independentes. / Existe três poderes independentes no país.

2. Os governantes, em seus diversos níveis, são escolhidos em eleições diretas, livres e com voto universal. / Escolhe-se os governantes, em seus diversos níveis, em eleições diretas, livres e com voto universal.

3. Ninguém pode ser punido sem condenação e ninguém pode ser condenado sem julgamento público. / As pessoas não podem ser punidas sem condenação nem ser condenadas sem julgamento público.

Quanto à concordância, está(ão) correta(s) a(s) reescrita(s) apresentada(s) em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis