Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos textuais, gramaticais e estilísticos do texto acima.

Identifica-se, no texto, a seguinte forma de ordenação das ideias: apresentação, em primeiro lugar, dos dialetos brasileiros, relacionados às diferentes regiões onde é falada a língua portuguesa; e depois, a demonstração de que portugueses e brasileiros falam de modo diferente.

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos textuais, gramaticais e estilísticos do texto acima.

Considerando-se as características dos enunciados, o modo como estes se organizam e a obra em que se insere o texto, é correto caracterizá-lo como informativo e didático, com linguagem adequada à compreensão do público em geral.

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos textuais, gramaticais e estilísticos do texto acima.

O elemento de coesão textual “portanto” (l.6) estabelece, no contexto em que ocorre, relação de sentido temporal entre as ideias expressas nos períodos anteriores e no período em que ele se insere.

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos textuais, gramaticais e estilísticos do texto acima.

Contribuem para a coerência textual os seguintes fatores identificados no texto: a continuidade de sentido das frases e o encadeamento lógico das ideias apresentadas.

No que se refere à organização, aos sentidos e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.

Da inclusão do termo “cartas régias” (l.9), entre parênteses, logo após “decretos” depreende-se que o governo português não só baixou decretos, mas também essas cartas para proibir o uso do tupinambá.

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