Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Atenção: Leia o texto abaixo apara responder às questões de números 3 e 4.

Fazia parte da pauta de uma reunião de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) a organização de uma visita aos principais museus da cidade. Enquanto os professores discutiam a programação da atividade, uma professora comenta: − Que bobagem essa história de conhecer museu, para que isso? Nós devíamos nos preocupar com as atividades curriculares e não com as extracurriculares. É só para perder tempo! Uma outra professora rebate dizendo: − Você quer dizer que há dissociação entre cultura e conhecimento? Quer dizer que atividades culturais não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos?

Em uma escola com vida cultural ativa, o conhecimento torna-se um prazer que pode ser aprendido, ao se aprender a aprender. Nessa escola, o professor é

#Questão 416976 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Jornalista de Empresa de Comunicação Pública

Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.

As expressões “Um juízo desse tipo” (L.19) e “desse juízo” (L.29) se referem a juízo de valor, que se opõe, segundo o autor do texto, a “juízo de fato” (L.4).

#Questão 416978 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Jornalista de Empresa de Comunicação Pública

Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.

Infere-se do texto que quanto maior o grau de diversidade nas sociedades mais facilmente a verdadeira discriminação se dissemina.

#Questão 416981 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Jornalista de Empresa de Comunicação Pública

Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.

Predominantemente argumentativo, o texto se organiza de forma a estabelecer uma analogia entre a concepção de superioridade e a de inferioridade nas relações humanas.

#Questão 416983 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, CESPE / CEBRASPE, 2011, EBC, Jornalista de Empresa de Comunicação Pública

Com referência às estruturas linguísticas empregadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto, caso o vocábulo “como”, em “Movemo-nos como peças de um relógio cansado” (L.14-15), fosse substituído por conforme.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis