Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

#Questão 415841 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, CESPE / CEBRASPE, 2011, Assembléia Legislativa - CE, Analista Legislativo – Área Língua Portuguesa – Gramática Normativa

No que se refere a aspectos gramaticais e formais do texto acima, julgue os itens seguintes.

No trecho “define a educação como princípio da democratização de um povo, da manutenção” (l.11-13), o recurso de repetição do elemento “da” deve-se à preservação do paralelismo sintático na oração.

#Questão 415844 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, CESPE / CEBRASPE, 2011, Assembléia Legislativa - CE, Analista Legislativo – Área Língua Portuguesa – Gramática Normativa

No que se refere a aspectos gramaticais e formais do texto acima, julgue os itens seguintes.

A substituição de “com o intuito de capacitar os” (l.2) por objetivando à capacitação dos manteria a correção gramatical e o sentido do primeiro período do texto.

#Questão 415848 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, CESPE / CEBRASPE, 2011, Assembléia Legislativa - CE, Analista Legislativo – Área Língua Portuguesa – Gramática Normativa

Texto para os itens de 51 a 58

Acerca das ideias do texto acima, julgue os itens a seguir.

O ponto de vista do autor do texto é contrário à proposta de limpar as palavras, que ele considera reducionista.

#Questão 415850 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, CESPE / CEBRASPE, 2011, Assembléia Legislativa - CE, Analista Legislativo – Área Língua Portuguesa – Gramática Normativa

Texto para os itens de 51 a 58

Acerca das ideias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Infere-se da leitura do sétimo parágrafo que é possível identificar ambiguidades e subterfúgios em textos legais.

#Questão 415853 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, CESPE / CEBRASPE, 2011, Assembléia Legislativa - CE, Analista Legislativo – Área Língua Portuguesa – Gramática Normativa

Texto para os itens de 51 a 58

Acerca das ideias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Do segundo parágrafo conclui-se que o uso de determinadas palavras e expressões em um texto justifica-se por aspectos históricos, políticos e sociais envolvidos na produção textual.

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