Questões de Língua Portuguesa do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010

Sobre a redação de textos oficiais, julgue os próximos itens. Entre as autoridades tratadas por Vossa Excelência, estão o presidente da República, os ministros de Estado e os juízes.

Com relação às estruturas do texto, julgue os itens subsequentes.

Na linha 22, o deslocamento do vocábulo “ainda” para imediatamente antes da forma verbal “parecem” — ainda parecem — alteraria a ideia original do vocábulo substituído, que passaria a significar também.

Com relação às estruturas do texto, julgue os itens subsequentes.

No trecho “e isso inclui os aspectos relacionados ao consumo, que precisa urgentemente ser reinventado” (l.18-19), a supressão do artigo “os” e a substituição de “ao” por a e de “que” por o qual não afetam o sentido nem prejudicam a correção gramatical do período.

Com relação às estruturas do texto, julgue os itens subsequentes.

A substituição de “estão fazendo” (l.50) e “estar fazendo” (l.51), respectivamente, por fazem e fazer manteria a correção do texto, mas alteraria seu sentido.

Com relação às estruturas do texto, julgue os itens subsequentes.

Na linha 45, o termo “da” pode ser trocado por à, o que, embora altere a regência do nome, mantém seu sentido no texto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis