Questões de Língua Portuguesa do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009

No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

A presença da preposição a, nas expressões “às leis” e “aos modos”, ambas na linha 15, mostra que são dois os complementos de “referente” (l.14) que caracterizam “acordo” (l.14).

#Questão 575166 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, FUNRIO, 2009, MPOG, Analista em Tecnologia da Informação

No ambiente escolar, predominam as práticas de produção textual denominadas descrição, narração e dissertação. É muito comum, porém, que esses três tipos coexistam em textos de nosso cotidiano.

A única opção que contém um parágrafo que combina descrição, narração e dissertação é

#Questão 575167 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, FUNRIO, 2009, MPOG, Analista em Tecnologia da Informação

No filme “Memórias do Cárcere”, de Nélson Pereira dos Santos, uma cena chama a atenção. Nela, Graciliano Ramos, vendo-se na iminência de ter suas anotações sobre a prisão descobertas e apreendidas, esconde atrás de si as folhas escritas, que passam de suas mãos para as de um outro preso e destas para outras, até que cheguem a um lugar seguro, vedado ao olhar policialesco. A câmera acompanha, veloz e ansiosa como o olho do espectador, a trajetória dos papéis passando de mão em mão e ao enquadrar esse movimento emociona e faz pensar. (Wander Melo Miranda, “Corpos Escritos”, 1992)

Para elaborar sua argumentação, o autor emprega elementos coesivos anafóricos, entre os quais se destaca o sintagma “esse movimento”, que estabelece um vínculo de coesão porque faz referência à

Texto II, para responder às questões 3 e 4.

Observando a norma culta escrita da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Texto III, para responder às questões 5 e 6.

Observando a norma culta, julgue os itens de I a VI e assinale a alternativa correta.

I A expressão “assim que” (linha 35) sugere a ideia de modo: a forma como alguém resolveria seus problemas.

II A expressão “com ar triste” (linha 29) remete ao sujeito “você” (linha 28).

III O autor abre o texto com um termo da linguagem comum do dia a dia que costuma dar continuidade a algo que vinha sendo dito, o que leva o leitor a interpretar o texto como parte de uma conversa.

IV As informações do segundo parágrafo são explicações que desenvolvem a ideia do termo “Tudo”, usado no início (linha 16) e retomado no final do referido parágrafo (linha 39).

V A palavra “ascensorista” (linha 29) pertence à família de “acender” (linha 39), isto é, ambas têm raiz comum.

VI As palavras “gastronômica” (linha 4) e “Atlântico” (linha 5) são acentuadas pela mesma razão.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis