Questões de Língua Portuguesa do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2008

"É nesse quadro que surge, imitando os EUA, a luta dos movimentos negros pelo direito às cotas para ingresso na universidade" Em todas as alternativas, a reescrita deste texto manteve o sentido original, EXCETO em:

Assinale a alternativa em que NÃO haja erro.

As questões de números de 11 a 16 referem-se ao texto que segue.

O emprego e a grafia de todas as palavras estão corretos na frase:

Considerando o desenvolvimento das idéias e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Dada a organização das estruturas lingüísticas do texto, o verbo ter, em "tem buscado" (l.13), pode ser empregado também no plural (têm), sem que a coerência nem a correção gramatical do texto fiquem prejudicadas.

Os itens de 103 a 109 compõem uma adaptação do texto Desafio 39, de R. Mortari (2008), e são seguidos dos procedimentos de revisão que devem ser adotados pelo profissional de língua portuguesa, para tornar o texto correto gramaticalmente. Julgue cada um desses itens com relação a tais procedimentos.

A pesquisa apresenta uma novidade, o aumento de famílias formadas por casais com filhos chefiados por mulheres. Em 1993, 3,4% das famílias tinham essa característica e em 2006 14,2%. Nesse trecho, o revisor deve trocar a vírgula que aparece depois de "novidade" por dois-pontos e colocar uma vírgula imediatamente após a palavra "característica".

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis