Questões de Língua Portuguesa do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

O termo “às” (l.16) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por a.

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

A combinação entre a teoria e a prática é pressuposta da leitura do texto.

Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto de José Pimenta (Internet: ), julgue-os quanto à correção gramatical. A criação do Bolivian Syndicate foi um dos momentos-chave do conflito acreano, um evento crítico que levou à incorporação do Acre ao Brasil. Para os seringueiros brasileiros, o Bolivian Syndicate surgiu como uma espécie de companhia colonial que controlava não só a terra, mas também toda a organização do trabalho extrativista da borracha. Essa situação revoltou a população acreana, que conseguiu superar suas divisões internas e se organizar contra o inimigo comum.

Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

I O nível de formalidade, a objetividade e a clareza do texto permitem afirmar que este está adequado às exigências da correspondência oficial.

II Na linha 3, a presença de preposição em “a números” justifica-se pela regência de “financiamento”.

III Em lugar do trecho “vulnerável a crises” (l.5), estaria gramaticalmente correta a redação: vulnerável às crises.

IV A expressão “essa tendência” (l.10) retoma a idéia antecedente de índice de risco no menor patamar.

A quantidade de itens certos é igual a

Considerando o texto acima, julgue os itens de 16 a 20.

O termo “catalisador” (l.9) está sendo empregado no mesmo sentido que tem na seguinte frase: O mito é catalisador de sentimentos e fantasias em relação ao universo amazônico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis