Questões de Língua Portuguesa do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007

Julgue os fragmentos de texto contidos nos itens subseqüentes com relação às regras de concordância e de regência prescritas pela gramática.

Cientistas crêem em o fim de determinados climas e ao surgimento de novos em 20% da Terra.

Julgue os fragmentos de texto contidos nos itens subseqüentes com relação às regras de concordância e de regência prescritas pela gramática.

39% da superfície do planeta que tem temperaturas muito altas, sofrerão maiores índice de elevação da sensação térmica até 2100.

#Questão 379390 - Língua Portuguesa, Verbo, FUMARC, 2007, MPE/MG, Técnico Administrativo

I. É preciso termos em mente que a escrita é mais um processo que um produto. (conscientizar-se)
II. É importante que tenhamos em mente que fala e escrita são realidades muito distintas. (conscientizar-se)
III. Devemos ter em mente que a escrita é um fenômeno relativamente re-cente na história da humanidade. (conscientizar-se)

Tendo em vista a flexão verbal e a colocação pronominal, a alternativa em que a substituição da expressão sublinhada pela dos parênteses nas frases acima está CORRETAMENTE indicada é:

#Questão 379398 - Língua Portuguesa, Verbo, NCE, 2007, MPE/RJ, Técnico Administrativo

O texto II se inicia com um período escrito na voz ativa. Transpondo-o para a voz passiva, o resultado será:

#Questão 379401 - Língua Portuguesa, Verbo, NCE, 2007, MPE/RJ, Técnico Administrativo

No trecho "a paisagem mudara por completo" (l. 6), observa-se a utilização do pretérito mais-que-perfeito com o intuito de descrever uma ação:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis