Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

Considerando os sentidos do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O “novo analfabetismo” (l.8) pode ser definido, de acordo com o texto, como condição da sociedade atual de explicar fenômenos cujas causas não pode entender.

Considerando os sentidos do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Conclui-se da leitura do texto que a sociedade atual vivencia uma situação antitética, isto é, oposta e contraditória, pois “uma massa inédita de informações disponíveis” (l.5-6) convive com “uma incapacidade aparentemente insuperável de interpretação dos fenômenos” (l.6-7).

Considerando os sentidos do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Uma das funções do sistema educacional é, segundo o texto, “lutar contra a alienação” (l.2), isto é, ajudar o homem “a decifrar os enigmas do mundo” (l.3).

O texto acima, escrito por um aluno do ensino médio, faz parte de uma pesquisa que solicitou a estudantes de todo o Brasil a produção de textos sobre sua vida escolar. Com base nessa informação, julgue os itens subseqüentes, relativos à produção do texto apresentado.

Com a expressão “de forma brilhante” (R.21), o aluno expressa o contrário do que disse; trata-se, portanto, de uma ironia.

O texto acima, escrito por um aluno do ensino médio, faz parte de uma pesquisa que solicitou a estudantes de todo o Brasil a produção de textos sobre sua vida escolar. Com base nessa informação, julgue os itens subseqüentes, relativos à produção do texto apresentado.

A ausência de um elemento de coesão — como as conjunções mas, entretanto, porém — entre as orações do trecho “Continuo achando. Ela não” (l.14) prejudica o entendimento do texto pelo leitor.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis