Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na linha 4, o emprego de vírgulas após “rico”, “feliz”, “magro”, “bonito”, “bem-sucedido”, “poderoso” justifica-se por isolar elementos de mesma função gramatical componentes de uma enumeração.

Julgue os seguintes itens, referentes às idéias e estruturas lingüísticas do texto acima.

O par de travessões, na linha 7, poderia ser substituído, sem se incorrer em erro de pontuação, por um par de vírgulas.

Julgue os itens que se seguem quanto às idéias e estruturas lingüísticas desse texto.

No trecho “Eles ressaltam, porém, que o problema (...)” (l.13), a primeira vírgula é opcional: pode ser retirada sem que se infrinjam as regras de pontuação.

O texto acima, escrito por um aluno do ensino médio, faz parte de uma pesquisa que solicitou a estudantes de todo o Brasil a produção de textos sobre sua vida escolar. Com base nessa informação, julgue os itens subseqüentes, relativos à produção do texto apresentado.

O emprego de maiúsculas, nas linhas 16, 23 e 24, e dos pontos de exclamação, nas linhas 18 e 20, dá ênfase à afirmação inicial do estudante: “tenho fortes insatisfações para com minha escola” (l.3-4).

Com referência às idéias e às estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na linha 13, os dois-pontos introduzem uma enumeração que exemplifica “certos comportamentos não-verbais” (l.12-13).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis