Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

Com referência às idéias e às estruturas do texto I, julgue os itens a seguir.

Depreende-se do texto que o fechamento das escolas rurais, na situação descrita, é defensável do ponto de vista econômico mas controverso do ponto de vista educacional e social.

Com referência às idéias e às estruturas do texto I, julgue os itens a seguir.

Infere-se do texto que já foram fechadas pelo governo estadual algumas escolas rurais com reduzido número de alunos.

Tomando como referência o texto acima e suas evocações, julgue os itens a seguir.

“Viva!” e “Hurra!” são expressões de valor interjetivo. As interjeições caracterizam a fala como constrangente, como algo inevitável, não sendo suscetíveis, portanto, a avaliações em termos de verdade ou falsidade.

Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. Constitui paráfrase do período “Faço-o agora (...) as instituições livres” (l.7-10) o trecho a seguir, que poderia ser permutado com aquele, sem prejuízo do sentido geral do texto: Dirijo-me, neste momento, ao País para que, caso a iniqüidade venha a se abater sobre mim, não esteja eu impedido de cumprir a obrigação de delatar a violência que na pessoa deste parlamentar sofrerão as instituições democráticas.

Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, bem como as noções que cercam o conceito de retórica e argumentação, julgue os itens subseqüentes.

Quando se atribui às palavras o poder de “alçarem vôos insopitáveis” (l.11), está-se lançando mão de uma figura de estilo chamada metonímia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis