Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. Afirma o filólogo Martinz de Aguiar que a colocação dos pronomes átonos em português “obedece a um complexo de fatores, fonético (rítmico), lógico, psicológico (estilístico), estético, histórico (...)”. Em conformidade com tal afirmação, estão corretas as seguintes reescritas de construções lingüísticas do texto: vier a se consumar / “vier a consumar-se” (l.8); é o caso de me perguntar / “é o caso de perguntar-me” (l.20); se deveria envaidecer-me / “se me deveria envaidecer” (l.21).

Considerando as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os seguintes itens.

A oposição que faz o autor entre “neste momento” e “nesse momento” focaliza o aspecto espacial do pronome demonstrativo em relação à segunda e à terceira pessoas do ato comunicativo.

A partir das idéias e de aspectos morfossintáticos do texto, julgue os seguintes itens.

Se, por hipótese, dom João IV reclamasse posteriormente junto a Vieira das roubalheiras dos dois capitães-mores nomeados para o Maranhão e Grão-Pará, a resposta que poderia ouvir do padre estaria correta na seguinte forma: “Majestade, eu vo-lo adverti.”

Referentemente às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A forma verbal “fazeis” (l.7) e o pronome pessoal “vos” (l.8) são, correta e adequadamente, empregados, na redação oficial, em concordância com a forma de tratamento Vossa Excelência, em situações de alta formalidade em que se deseje demonstrar respeito a uma autoridade.

Ainda a respeito dos sentidos e das estruturas lingüísticas do texto ao lado, de Alfredo Ruy Barbosa, julgue os itens que se seguem.

A oração iniciada pelo pronome “que” (l.12) tem função adjetiva restritiva.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis