Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

A respeito das estruturas lingüísticas do texto de Vieira, julgue os itens subseqüentes.

Preservam-se a correção gramatical e o sentido geral do texto, caso o período “Serem tudo frutos, não pode ser; porque não há frutos sem árvore” (l.29-30) seja assim reescrito: Não podem ser tudo frutos, conquanto não há frutos sem árvore.

No que diz respeito à organização lingüística do texto, julgue os seguintes itens. A construção sintática do texto privilegiou a composição por coordenação, com predomínio de períodos com o máximo de duas orações. No plano da progressividade das idéias, utilizam-se recursos coesivos como a repetição de palavras e a anáfora pronominal.

Tomando como referência o texto acima e suas evocações, julgue os itens a seguir.

Porquanto os versos que canta a cigarra se revestem de ironia (tropo que consiste em exprimir, intencionalmente, o contrário do que se pensa), predominam na quadra as funções fática e metalingüística.

Julgue os seguintes itens, a respeito da oração “E o faz” (início do terceiro parágrafo) e dos processos de coesão correlatos.

Analisada sintático-semanticamente, a oração apresenta: um sujeito subentendido, que é Cairu; um predicado verbal com verbo transitivo direto; e um objeto direto, que é o pronome “o”, que retoma o sentido de “O discurso cairuense” (l.1).

Os próximos itens apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical, de acordo com as normas da linguagem padrão. O aparelho disciplinar perfeito poderia capacitar um único olhar para tudo ver permanentemente. Um ponto central seria, ao mesmo tempo, fonte de luz que iluminasse todas as coisas e lugar de convergência para tudo o que deve ser sabido: olho perfeito a que nada escapa e centro em direção ao qual todos os olhares convergem.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis