Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

#Questão 384690 - Língua Portuguesa, Substantivo, UFPR, 2005, TJSC/SC, Agente de Portaria e Comunicação

Observe as palavras em destaque, enumere a primeira coluna pela segunda e assinale a alternativa correta:

                 I                                                                              II            

 ( ) A tristeza dos parentes é muito grande.                         (1) verbo

 ( ) Nunca vi essas pessoas tão tristes.                               (2) substantivo

 ( ) Entristeceram-se com a notícia.                                    (3) substantivo

( ) O entristecer faz mal à saúde                                          (4) adjetivo     

   

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A alteração da ordem direta de colocação de elementos lingüísticos na frase constitui um recurso eficaz para realçar idéias. Na linha 25, o autor, para dar ênfase à conclusão do discurso, altera a ordem direta dos elementos lingüísticos em: “os meus ódios são esses”.

#Questão 385026 - Língua Portuguesa, Sintaxe, CESGRANRIO, 2005, MPE/RO, Analista em Administração

 

 

Aponte a opção em que a concordância verbal está realizada corretamente.

#Questão 385223 - Língua Portuguesa, Sintaxe, ESAF, 2005, RFB, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF

Os fragmentos abaixo foram adaptados do texto O sentido do som, de Leonardo Sá, para compor três itens. Julgue-os quanto ao respeito às regras gramaticais do padrão culto da língua portuguesa para assinalar a opção correta a seguir.

I. A ausência de discurso é silêncio. O silêncio enquanto formador do discurso expressivo e entendido em sua forma dinâmica, em contraposição aquele que corresponde à ausência de discurso, ganha amplitude a gravidade quando passa a ser o perfil de comportamento, isto é, quando passa a ser uma atitude assumida por (e imposta a) segmentos sociais que não "discursam", mas que apenas silenciam, que exercem a expressão em dimensão mínima e deixam projetarem-se no discurso de outrem como sendo o seu discurso.

II. Em um contexto como o do Brasil, no qual há uma perversa concentração de privilégios, e no qual o acesso aos meios disponíveis é restrito, outra vez coloca-se a questão que abordamos ao falar dos silêncios: apenas alguns segmentos sociais "emitem", enquanto amplas maiorias tornam-se "silenciosas", resultando daí que as imagens acústicas encontram suporte em meios que, por razões tecnológicas e culturais, são inacessíveis às massas.

III. Por conseguinte, esse monólogo passa a gerar imagens sobre si mesmo, imagens de imagens, sem diálogo, produtos fortuitos que a indústria da cultura massifica, difunde, impõe, substitui, esquece, retoma, redimensiona, rejeita e reinventa.... As razões do "silêncio", portanto, são também razões sociais e econômicas. Neste silêncio, o que se absorve não são apenas imagens, mas também o imaginário em seu conjunto pré-delimitado, um imaginário que não identifica as fontes de suas imagens, que nem sequer se preocupa em identificá-las, que aos poucos as esquece.

 Estão respeitadas as regras gramaticais apenas

#Questão 385225 - Língua Portuguesa, Sintaxe, ESAF, 2005, RFB, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF

Preservam-se a coerência da argumentação e a correção gramatical ao se substituir "desacreditaram a utopia iluminista" (l.4) por

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis