Questões de Língua Portuguesa do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2004

Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.

As conjunções “mas” (l.3) e “para” (l.5) são coordenativas e expressam, respectivamente, as idéias de adversidade e de adição.

Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.

Por indicar uma idéia de possibilidade futura, o tempo verbal empregado em “serão” (l.8) corresponde à mesma função gramatical e semântica de seriam.

Julgue os trechos que se seguem quanto à concordância. Santa Maria de Belém do Grão Pará, ou simplesmente Belém, uma cidade de gente hospitaleira e beleza única, são consideradas o portal da Amazônia.

Com base nas idéias e estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O emprego da flexão de masculino singular nos termos “captado” (l.4) e “reproduzido” (l.4) deve-se ao respeito às regras de concordância com “telefone” (l.2).


Julgue os itens seguintes, a respeito do texto acima apresentado.

A forma verbal “vêm” (l.7) está no plural para concordar com “Medicamentos, alimentos e objetos de artesanato feitos a partir de materiais amazônicos” (R.6-7).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis