Questões de Língua Portuguesa do ano 2002

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2002

O pensamento social ocidental original dos tempos modernos termina com Locke e Rousseau. O que não fora ainda possível em Maquiavel e Hobbes, a conformidade das idéias sociais moldando o mundo em pensamento com a realidade da estrutura social, realiza-se agora na Europa. O Estado sob o signo da aquisição da propriedade de Locke realizou-se na Inglaterra sem a necessidade de derramamento de sangue; a democracia plebiscitária de Rousseau conhece, onze anos depois de sua morte (1789), sua primeira tentativa de realização, revolucionária e violenta, na França. A Filosofia alemã de Kant a Hegel será aqui considerada como um apêndice da época moderna, que já atinge o início da era industrial, mas que não trata ainda de seus problemas específicos. Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau aproximam-se enquanto quatro possibilidades diferentes da idéia social dos tempos modernos.

Com o auxílio do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

De maneira geral, os temas essenciais tratados pela filosofia política clássica, cujos principais expoentes estão citados no texto, giravam em torno da passagem do estado de natureza ao estado civil, o contrato social, a liberdade civil, a soberania, a distinção entre soberano e governo, a escravidão e o surgimento da propriedade.

A filosofia começa quando alguém faz uma pergunta de caráter geral, e o mesmo acontece com a ciência. Os primeiros a evidenciarem esse tipo de curiosidade foram os gregos. A filosofia e a ciência, como as conhecemos, são invenções gregas. O advento da civilização grega que produziu tal explosão de atividade intelectual é um dos acontecimentos mais espetaculares da história. Jamais ocorreu algo semelhante, nem antes nem depois. No curto espaço de dois séculos, os gregos produziram na arte, na literatura, na ciência e na filosofia uma assombrosa torrente de obras-primas.

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos à trajetória da "aventura das idéias", conforme expressão de Bertrand Russel, na cultura ocidental.

A mais incisiva e contundente defesa do Estado nacional centralizado e do poder absolutista em mãos do rei foi feita pelo inglês Thomas More; sua Utopia é uma espécie de ode ao monarca em cujas mãos a sociedade deposita seus mais elementares direitos em troca da segurança que somente um Estado forte pode oferecer.

A filosofia começa quando alguém faz uma pergunta de caráter geral, e o mesmo acontece com a ciência. Os primeiros a evidenciarem esse tipo de curiosidade foram os gregos. A filosofia e a ciência, como as conhecemos, são invenções gregas. O advento da civilização grega que produziu tal explosão de atividade intelectual é um dos acontecimentos mais espetaculares da história. Jamais ocorreu algo semelhante, nem antes nem depois. No curto espaço de dois séculos, os gregos produziram na arte, na literatura, na ciência e na filosofia uma assombrosa torrente de obras-primas.

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos à trajetória da "aventura das idéias", conforme expressão de Bertrand Russel, na cultura ocidental.

No quadro geral de transformações pelo qual passou a Europa moderna, também se destacaram aquelas operadas no campo das idéias, particularmente as que se voltaram para o novo cenário de centralização do poder real, cuja culminância seria o regime absolutista; laicos ou religiosos, intelectuais produziram obras que deram suporte teórico à nova configuração do poder estatal.

A filosofia começa quando alguém faz uma pergunta de caráter geral, e o mesmo acontece com a ciência. Os primeiros a evidenciarem esse tipo de curiosidade foram os gregos. A filosofia e a ciência, como as conhecemos, são invenções gregas. O advento da civilização grega que produziu tal explosão de atividade intelectual é um dos acontecimentos mais espetaculares da história. Jamais ocorreu algo semelhante, nem antes nem depois. No curto espaço de dois séculos, os gregos produziram na arte, na literatura, na ciência e na filosofia uma assombrosa torrente de obras-primas.

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos à trajetória da "aventura das idéias", conforme expressão de Bertrand Russel, na cultura ocidental.

O início da Idade Moderna assinalou o crescente aprofundamento das transformações estruturais que a sociedade européia começara a conhecer desde fins do período medieval; nesse momento em que vida urbana, atividade mercantil e economia monetária se intensificaram, surgiram os Estados nacionais, em processo de centralização do poder político em torno da figura do rei.

A filosofia começa quando alguém faz uma pergunta de caráter geral, e o mesmo acontece com a ciência. Os primeiros a evidenciarem esse tipo de curiosidade foram os gregos. A filosofia e a ciência, como as conhecemos, são invenções gregas. O advento da civilização grega que produziu tal explosão de atividade intelectual é um dos acontecimentos mais espetaculares da história. Jamais ocorreu algo semelhante, nem antes nem depois. No curto espaço de dois séculos, os gregos produziram na arte, na literatura, na ciência e na filosofia uma assombrosa torrente de obras-primas.

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos à trajetória da "aventura das idéias", conforme expressão de Bertrand Russel, na cultura ocidental.

O pensamento grego, espécie de matriz cultural do Ocidente, foi recuperado apenas com o humanismo renascentista do início dos Tempos Modernos; durante cerca de dez séculos, a Europa medieval ruralizada e empobrecida material e culturalmente, ideologicamente submetida aos cânones da Igreja de Roma, desconheceu a fecunda produção intelectual da Antiguidade Clássica.

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