Questões de Língua Portuguesa do ano 2002

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2002

Texto CE-I – questões 73 e 74

(...) Esse foi o quadro de igualização simplesmente formal notado pelos constituintes de 1988, a evidenciar a necessidade de correção de rumos. Na Constituição atual, adotou-se, pela primeira vez, um preâmbulo, em que se dizia da opção por uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos. A Constituição da República inicia-se com o artigo que lhe revela o alcance: constam, como fundamentos da República, a cidadania e a dignidade da pessoa humana. Do artigo 3.o vem-nos luz suficiente ao agasalho de uma ação afirmativa, à percepção de que o único modo de corrigir desigualdades é colocar o peso da lei, com a imperatividade que ela deve ter, a favor daquele que é tratado de modo desigual.

Julgue os itens abaixo, com relação às categorias e às idéias do texto CE-I.

O texto menciona a cidadania e a dignidade da pessoa humana como fundamentos da República, definindo que é característica republicana a forma de governo presidencial.

O pensamento social ocidental original dos tempos modernos termina com Locke e Rousseau. O que não fora ainda possível em Maquiavel e Hobbes, a conformidade das idéias sociais moldando o mundo em pensamento com a realidade da estrutura social, realiza-se agora na Europa. O Estado sob o signo da aquisição da propriedade de Locke realizou-se na Inglaterra sem a necessidade de derramamento de sangue; a democracia plebiscitária de Rousseau conhece, onze anos depois de sua morte (1789), sua primeira tentativa de realização, revolucionária e violenta, na França. A Filosofia alemã de Kant a Hegel será aqui considerada como um apêndice da época moderna, que já atinge o início da era industrial, mas que não trata ainda de seus problemas específicos. Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau aproximam-se enquanto quatro possibilidades diferentes da idéia social dos tempos modernos.

Com o auxílio do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Com exceção de Rousseau, os pensadores da Ilustração do século XVIII — como Voltaire, Montesquieu e Diderot — não produziram obras com densidade suficiente para, de alguma forma, exercerem influência nos movimentos revolucionários que, entre fins dos setecentos e primeira metade do século XIX, jogaram por terra o Antigo Regime e anunciaram o advento dos regimes liberais burgueses.

O pensamento social ocidental original dos tempos modernos termina com Locke e Rousseau. O que não fora ainda possível em Maquiavel e Hobbes, a conformidade das idéias sociais moldando o mundo em pensamento com a realidade da estrutura social, realiza-se agora na Europa. O Estado sob o signo da aquisição da propriedade de Locke realizou-se na Inglaterra sem a necessidade de derramamento de sangue; a democracia plebiscitária de Rousseau conhece, onze anos depois de sua morte (1789), sua primeira tentativa de realização, revolucionária e violenta, na França. A Filosofia alemã de Kant a Hegel será aqui considerada como um apêndice da época moderna, que já atinge o início da era industrial, mas que não trata ainda de seus problemas específicos. Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau aproximam-se enquanto quatro possibilidades diferentes da idéia social dos tempos modernos.

Com o auxílio do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Considere o seguinte recado ao governante: "Entre como se vive e como se devia viver, há tamanha diferença, que aquele que despreza o que se faz pelo que se deveria fazer aprende antes a trabalhar em prol da sua ruína do que da sua conservação. Na verdade, quem num mundo cheio de perversos pretende seguir em tudo os ditames da bondade, caminha inevitavelmente para a própria perdição". Esse recado, de notável realismo político, não esconde sua autoria: Hegel.

O pensamento social ocidental original dos tempos modernos termina com Locke e Rousseau. O que não fora ainda possível em Maquiavel e Hobbes, a conformidade das idéias sociais moldando o mundo em pensamento com a realidade da estrutura social, realiza-se agora na Europa. O Estado sob o signo da aquisição da propriedade de Locke realizou-se na Inglaterra sem a necessidade de derramamento de sangue; a democracia plebiscitária de Rousseau conhece, onze anos depois de sua morte (1789), sua primeira tentativa de realização, revolucionária e violenta, na França. A Filosofia alemã de Kant a Hegel será aqui considerada como um apêndice da época moderna, que já atinge o início da era industrial, mas que não trata ainda de seus problemas específicos. Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau aproximam-se enquanto quatro possibilidades diferentes da idéia social dos tempos modernos.

Com o auxílio do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Ao relacionar as idéias rousseaunianas ao processo revolucionário francês iniciado em 1789, o autor do texto certamente refere-se à fase do Diretório, único e breve momento da Grande Revolução em que, sob o comando do radicalismo girondino, a prática de uma democracia popular foi levada a extremos.

O pensamento social ocidental original dos tempos modernos termina com Locke e Rousseau. O que não fora ainda possível em Maquiavel e Hobbes, a conformidade das idéias sociais moldando o mundo em pensamento com a realidade da estrutura social, realiza-se agora na Europa. O Estado sob o signo da aquisição da propriedade de Locke realizou-se na Inglaterra sem a necessidade de derramamento de sangue; a democracia plebiscitária de Rousseau conhece, onze anos depois de sua morte (1789), sua primeira tentativa de realização, revolucionária e violenta, na França. A Filosofia alemã de Kant a Hegel será aqui considerada como um apêndice da época moderna, que já atinge o início da era industrial, mas que não trata ainda de seus problemas específicos. Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau aproximam-se enquanto quatro possibilidades diferentes da idéia social dos tempos modernos.

Com o auxílio do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Locke é o autor da primeira e mais completa formulação do Estado socialista; para ele, a propriedade não existe no estado de natureza e, sendo uma instituição posterior à sociedade, não é um direito natural do indivíduo, podendo ser violado pelo Estado, que age em nome do interesse público.

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