Questões de Língua Portuguesa do ano 2000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2000

#Questão 456185 - Língua Portuguesa, Crase, ESAF, 2000, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

__ disputas provocadas pelo sistema de captação foram muitas, e o rei aceitou o pagamento do imposto numa cota fixa anual de ouro. Caso _ cota não fosse completada, o governador estava autorizado recorrer _ derrama. Por meio desse tributo eram cobradas importâncias arbitrárias de toda _ população, até completar _ taxa fixada.

Foi um período de grande empobrecimento da região das Gerais, apesar de tanto ouro e diamantes, devido _ tributação excessiva. Em 1789, sob _ ameaça de nova derrama para cobrir uma dívida de mais de 500 arrobas de ouro, um grupo de revoltosos organizou o movimento revolucionário da Inconfidência Mineira.

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas, do texto acima.

#Questão 456187 - Língua Portuguesa, Crase, ESAF, 2000, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

Leia o texto abaixo para marcar o que se pede.

A criatividade de uma nação está ligada à capa-cidade de pensar e teorizar - o que requer uma boa educação - e, daí, partir para inventar e, depois, ir até as últimas conseqüências no fazer. E isso tudo operando em vários registros intelectuais e disciplinares, fazendo as pontes entre uns e outros.

(Castro, C.M. Origens da Riqueza Americana. VEJA, 25/10/2000, com adaptações)

Se for empregada no plural a palavra "capacidades", para manter correta a concordância, é obrigatória a seguinte mudança:

#Questão 456581 - Língua Portuguesa, Crase, NCE, 2000, IBGE, Recenseador (Região Centro

Considere as afirmativas abaixo.

I - O mundo será salvo ___ custa do empenho da humanidade.

 II - Houve quem resistisse ___ chegada do ano 2000, dormindo.

III - Existem pessoas avessas ___ festas de final de ano.

A opção cuja seqüência preenche corretamente as lacunas acima é:

#Questão 457596 - Língua Portuguesa, Conjunções, NCE, 2000, IBGE, Recenseador (Região Centro

"Pode esperar sentado", diziam os mais velhos quando queriam desanimar um jovem, 'isto só vai acontecer no ano 2000, no Dia de São Nunca.' E eis que bem ou mal ele está aí," (l. 11) No trecho, a conjunção sublinhada só NÃO pode ser substituída por:

#Questão 458443 - Língua Portuguesa, Concordância/Flexão Verbal, ESAF, 2000, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

Assinale a opção que apresenta erro de morfologia ou de concordância verbal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis