Questões de Português

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Português

Texto CB2A1-II

     Um ou dois minutos de atividade física intensa algumas vezes por dia podem reduzir substancialmente o risco de morte. Um estudo liderado por Emmanuel Stamatakis, do Centro Charles Perkins da Universidade de Sydney, na Austrália, analisou dados de 25.241 participantes disponíveis no Banco Biomédico de Grande Escala do Reino Unido (UK Biobank). Os voluntários tinham média de idade de quase 62 anos, não praticavam atividade física regular e usaram acelerômetros de pulso, pequenos aparelhos que permitem medir mudanças na velocidade de deslocamento. Os pesquisadores constataram que quem realizava três vezes por dia alguma atividade física vigorosa, como caminhar rapidamente para chegar ao ponto de ônibus ou subir lances de escadas, apresentava uma redução de até 40% no risco de morrer por câncer e outras causas gerais e de 49% no de vir a óbito por doenças cardiovasculares, em comparação com as pessoas que não o faziam. Segundo os pesquisadores, por requerer um tempo mínimo e não exigir preparação específica, essa forma de realizar atividade física pode ser mais viável para a maioria dos adultos do que fazer exercício estruturado. 

Eduardo Cesar. Revista Pesquisa FAPESP, ed. 323, jan./2023 (com adaptações).


Infere-se do texto CB2A1-II que 

       A linguagem humana evoluiu ancorada na matemática: a exatidão dos números ajudou o homem a investigar o encadeamento dos fatos e a coerência presente nele. Isso se reflete na maneira como nos comunicamos, explorando o raciocínio lógico para argumentar, fazer inferências e elaborar hipóteses.
        A História, portanto, deve muito aos gênios da matemática. Desde as primeiras descobertas, na Grécia Antiga, muitas invenções e revoluções foram realizadas com ferramentas dessa ciência. A astronomia, por exemplo, é uma área do conhecimento completamente dependente dela.
     Por meio de cálculos astronômicos, a agricultura tornou-se possível e se desenvolveu. A compreensão dos ciclos naturais levou estudiosos do passado a criar cronogramas precisos de plantio e colheita, que fizeram prosperar muitas culturas, como é o caso dos povos incas.
         Além disso, grandes obras de engenharia e arquitetura foram possíveis graças a matemática. A construção das pirâmides do Egito, por exemplo, exigiu o domínio de muitos conceitos dessa área: ângulos, relações de razão e proporção e segmento áureo, entre outros.
       O computador só existe porque os números existem. Todos os equipamentos tecnológicos que conhecemos funcionam com base em dados de programação – que são matemática pura! Indiretamente, tudo aquilo que depende de tecnologia tem alguma relação com essa disciplina.
     Isso significa que garantir e preservar esse conhecimento é muito fundamental. Não para entender assuntos difíceis de economia (se possível, ótimo!), mas para dialogar melhor com a realidade da vida social. É importante saber que a matemática está em tudo: no relógio, nas plantas, na previsão do tempo, nos jogos de tabuleiro…
       Assim, aprender matemática na escola não precisa ser um tédio. Reconhecer que tudo ao nosso redor pode ser olhado por um viés matemático torna esse saber significativo e aplicável. Sobretudo, a matemática é flexível: mesmo com suas regras, ela muda e evolui. Quando os pais e as escolas incentivam os alunos a simplesmente decorar fórmulas e regras, acabam impedindo-os de descobrir essa riqueza. O melhor jeito de ensinar e aprender essa ciência fantástica é reconhecer seu caráter permeável, trabalhável – transformando-a em uma amiga.

(Fonte: O Futuro Agora - adaptado.)


De acordo com o texto, o que significa olhar a realidade por um viés matemático? 

Cada uma das opções a seguir apresenta um trecho do texto CB2A1-II seguido de uma proposta de reescrita. Assinale a opção em que a proposta de reescrita apresentada preserva a correção gramatical e a coerência das ideias do texto original.

Texto CB2A1-II

     Um ou dois minutos de atividade física intensa algumas vezes por dia podem reduzir substancialmente o risco de morte. Um estudo liderado por Emmanuel Stamatakis, do Centro Charles Perkins da Universidade de Sydney, na Austrália, analisou dados de 25.241 participantes disponíveis no Banco Biomédico de Grande Escala do Reino Unido (UK Biobank). Os voluntários tinham média de idade de quase 62 anos, não praticavam atividade física regular e usaram acelerômetros de pulso, pequenos aparelhos que permitem medir mudanças na velocidade de deslocamento. Os pesquisadores constataram que quem realizava três vezes por dia alguma atividade física vigorosa, como caminhar rapidamente para chegar ao ponto de ônibus ou subir lances de escadas, apresentava uma redução de até 40% no risco de morrer por câncer e outras causas gerais e de 49% no de vir a óbito por doenças cardiovasculares, em comparação com as pessoas que não o faziam. Segundo os pesquisadores, por requerer um tempo mínimo e não exigir preparação específica, essa forma de realizar atividade física pode ser mais viável para a maioria dos adultos do que fazer exercício estruturado. 

Eduardo Cesar. Revista Pesquisa FAPESP, ed. 323, jan./2023 (com adaptações).


Sem alteração do sentido do texto CB2A1-II, o vocábulo “vigorosa”, em “quem realizava três vezes por dia alguma atividade física vigorosa” (quarto período), poderia ser substituído por 

       A linguagem humana evoluiu ancorada na matemática: a exatidão dos números ajudou o homem a investigar o encadeamento dos fatos e a coerência presente nele. Isso se reflete na maneira como nos comunicamos, explorando o raciocínio lógico para argumentar, fazer inferências e elaborar hipóteses.
        A História, portanto, deve muito aos gênios da matemática. Desde as primeiras descobertas, na Grécia Antiga, muitas invenções e revoluções foram realizadas com ferramentas dessa ciência. A astronomia, por exemplo, é uma área do conhecimento completamente dependente dela.
     Por meio de cálculos astronômicos, a agricultura tornou-se possível e se desenvolveu. A compreensão dos ciclos naturais levou estudiosos do passado a criar cronogramas precisos de plantio e colheita, que fizeram prosperar muitas culturas, como é o caso dos povos incas.
         Além disso, grandes obras de engenharia e arquitetura foram possíveis graças a matemática. A construção das pirâmides do Egito, por exemplo, exigiu o domínio de muitos conceitos dessa área: ângulos, relações de razão e proporção e segmento áureo, entre outros.
       O computador só existe porque os números existem. Todos os equipamentos tecnológicos que conhecemos funcionam com base em dados de programação – que são matemática pura! Indiretamente, tudo aquilo que depende de tecnologia tem alguma relação com essa disciplina.
     Isso significa que garantir e preservar esse conhecimento é muito fundamental. Não para entender assuntos difíceis de economia (se possível, ótimo!), mas para dialogar melhor com a realidade da vida social. É importante saber que a matemática está em tudo: no relógio, nas plantas, na previsão do tempo, nos jogos de tabuleiro…
       Assim, aprender matemática na escola não precisa ser um tédio. Reconhecer que tudo ao nosso redor pode ser olhado por um viés matemático torna esse saber significativo e aplicável. Sobretudo, a matemática é flexível: mesmo com suas regras, ela muda e evolui. Quando os pais e as escolas incentivam os alunos a simplesmente decorar fórmulas e regras, acabam impedindo-os de descobrir essa riqueza. O melhor jeito de ensinar e aprender essa ciência fantástica é reconhecer seu caráter permeável, trabalhável – transformando-a em uma amiga.

(Fonte: O Futuro Agora - adaptado.)


Conforme o texto, a matemática:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis