Questões de Português

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Português

#Questão 946924 - Português, Crase, VUNESP, 2023, Prefeitura de Pindamonhangaba - SP, Professor de Educação Física Escolar

Assinale a alternativa que completa a frase a seguir apresentando o sinal indicativo de crase corretamente empregado.


Alguns aplicativos prometem oferecer...

Se ela ______________ nosso endereço e __________ a nossa festa, _______________ seu ex-namorado. A alternativa que preenche as lacunas da frase acima, na sequência correta quanto à conjugação verbal é:

O que vale um amigo
- O meu amigo não voltou do campo de batalha. Meu comandante, solicito autorização para ir buscá-lo. Respondeu o oficial: - Autorização negada! Não quero que você arrisque a vida por um homem que, provavelmente, está morto! O soldado ignorando a proibição saiu e uma hora mais tarde voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver do seu amigo. O oficial estava furioso: - Eu não lhe disse que ele estava morto? - Diga-me, valia a pena ir até lá trazer um cadáver? E o soldado, moribundo, respondeu: - Claro que sim, meu comandante! Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e disse-me: “tinha a certeza que virias!” “Um amigo é aquele que chega quando todos já se foram”
Na frase “Um amigo é aquele que chega quando todos já se foram”. Analisando a frase acima, assinale a alternativa que a interpreta de maneira CORRETA: 

Acendendo o sinal amarelo


    Na versão gratuita, o aplicativo Replika AI oferece um amigo ou amiga, alguém com quem conversar. Mas quem paga pode fazer mais. Pode, por exemplo, transformar a relação em romance. Chegamos ao ponto da inteligência artificial (IA) em que ficção científica se tornou realidade.

    Quem usa o app a sério põe a IA no centro de suas vidas. As conversas são por chat ou por voz. A pessoa pode escolher se está em busca de amizade, mentoria ou amor. A mágica não acontece de imediato, mas a cada conversa, selfie, foto e confidência enviada ao app. E assim, aos poucos, a pessoa artificial que está dentro do celular vai ganhando vida. Ou a ilusão de vida.

    A rigor, IAs não são sequer inteligências. São modelos probabilísticos. Não sabem o que estão dizendo. O que conhecem é o que têm em suas memórias: uma quantidade abissal de textos escritos por inúmeras pessoas ao longo dos séculos. O que fazem é calcular que palavras provavelmente apareceriam num dado contexto.

    Um jovem programador relatou ao San Francisco Chronicle que havia perdido a namorada e, machucado de um jeito que só quem conheceu a morte sabe, alimentou um desses modelos de linguagem com todos os zaps, emails e cartas que tinha da moça. Quando percebeu, estava conversando todos os dias com a memória de quem amou. Era como se ela ainda estivesse lá.

    A tecnologia existe e será usada. Pessoas solitárias encontrarão cada vez mais, em IAs deste tipo, companhia. Mas há um risco. A vida acontece na relação com gente de verdade. É quando nossas neuroses são expostas, quando nos surpreendemos ou nos magoamos. Lidamos melhor conosco a partir do contato com os outros. É como aprendemos limites e nos civilizamos.

    É preciso muita cautela nesse processo. A ilusão da IA periga criar uma legião de imaturos incapazes de lidar com suas neuroses.


(Pedro Doria. https://www.estadao.com.br/. 17.02.2023. Adaptado)



O último parágrafo pode ser reescrito, sem alteração do sentido do texto, da seguinte forma:

Analise o trecho a seguir do primeiro quadrinho.
“você não arruma os brinquedos, não arruma a cama...”
A palavra “arruma” pode ser substituída por

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis