Questões de Pedagogia da UniRV - GO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UniRV - GO

#Questão 943653 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Educação Física

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9394/96 (BRASIL, 1996), em seu Art. 13, os docentes incumbir-se-ão de: I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; e, II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.        No que diz respeito à participação do professor de Educação Física nas discussões relacionadas ao Projeto Político-Pedagógico ou Projeto Pedagógico, avalie os excertos a seguir:
   I - O PPP é um documento de responsabilidade de grupo gestor, não sendo necessária a participação de professores de áreas específicas em sua elaboração.   II - O Projeto Pedagógico é um instrumento que se aplica apenas às escolas públicas, o que exime escolas da rede particular de ensino e seus professores de Educação Física do cumprimento deste dispositivo legal.   III - Todos os projetos escolares, inclusive aqueles vinculados à Educação Física, como: interclasse e gincana deverão estar detalhados no PPP, especificamente no Plano de Ação.   IV - São princípios norteadores de uma escola democrática, pública e gratuita e devem estar explicitados no PPP: igualdade; qualidade; gestão democrática nas relações pedagógica, administrativa e financeira; liberdade; e valorização do magistério.   V - O PPP é um documento oficial no qual os gestores da escola definem os ideais de cidadania prioritários para aquela comunidade.   Conforme suas marcações, pode-se inferir que: 

#Questão 943657 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Educação Física

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde referencia o trabalho didático-pedagógico dos seus professores a partir do Currículo de Referência da Rede Municipal de Rio Verde - CR-RV (RIO VERDE, 2020), considerando a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado - DC-GO Ampliado (GOIÁS, 2018). No que diz respeito à avaliação do processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, a proposta curricular municipal corrobora os pressupostos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1997), ao destacar que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo. Dessa forma, os critérios explicitados para cada um dos ciclos de escolaridade têm por objetivo auxiliar o professor a avaliar seus alunos dentro desse processo, abarcando suas múltiplas dimensões.       Assim sendo, todos os critérios de avaliação de Educação Física abaixo estão corretos, exceto:

#Questão 943655 - Pedagogia, Principais Autores, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Educação Física

O trabalho com as aulas de Educação Física está diretamente associado aos pressupostos contemporâneos do desenvolvimento humano. Especialmente, três teóricos alinhados à corrente interacionista contribuíram sobremaneira para os avanços dessa área de estudos, sendo eles: Piaget, Vygotsky e Wallon. Leia as assertivas abaixo acerca destes pensadores.
I - As concepções de Piaget se sustentam na teoria da Epistemologia Genética, a qual define que o ser humano evolui a partir de estágios de desenvolvimento. II - Vygotsky enfatizou em seus estudos que o ser humano se desenvolve por meio das interações sociais, destacando a construção do conhecimento a partir das trocas mediadas pela linguagem. Sua teoria, dentre outras definições, ficou conhecida como sociointeracionismo. III - Wallon destacou em sua teoria os campos funcionais do desenvolvimento humano e defendeu a concepção de formação integral do sujeito, nas dimensões afetiva, cognitiva e motora. IV - São estágios do desenvolvimento na teoria de Piaget: estágio impulsivo-emocional, sensóriomotor/projetivo, personalismo, categorial e adolescência/puberdade. V – Para Vygotsky, o crescimento cognitivo do sujeito se dá por meio do processo de assimilação e acomodação, o qual culminará na construção de um novo conhecimento.
    A partir das suas marcações, pode-se considerar que: 

#Questão 943659 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Educação Física

A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Experimentar e analisar as diferentes formas de expressão é uma das potencialidades desse componente na Educação Básica. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde. Portanto, entende-se que essas práticas corporais são aquelas realizadas fora das obrigações laborais, domésticas, higiênicas e religiosas, nas quais os sujeitos se envolvem em função de propósitos específicos, sem caráter instrumental (BRASIL, 2018).
      De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais, sendo eles:

#Questão 943658 - Pedagogia, Legislação da Educação, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Educação Física

De acordo com Brasil (2018), a unidade temática Esportes reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas. O esporte, como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, caracteriza-se pela comparação de desempenho entre adversários, por ser regido por regras formais e por promover o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição. No entanto, essas características não possuem um único sentido/significado entre aqueles que o praticam. Como toda prática social, o esporte é passível de recriação por quem se envolve com ele. Dessa forma, para a estruturação dessa unidade temática, a BNCC utiliza-se de um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
Relacione as categorias de esportes às suas respectivas características: 
(1) Marca (2) Precisão (3) Técnico-combinatório (4) Rede/quadra dividida ou parede de rebote (5) Campo e taco (6) Invasão ou territorial (7) Combate

( ) Caracteriza-se por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período de tempo em que o objeto do jogo está em movimento.
( ) Caracteriza-se por disputas nas quais o oponente deve ser subjugado, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, por meio de combinações de ações de ataque e defesa.
( ) Caracteriza-se por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos.
( ) O resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnicocombinatórios.
( ) Caracteriza-se por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos.
( ) Caracteriza-se por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra/campo defendida pelos adversários, protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do campo.
( ) Caracteriza-se por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis