Questões de Pedagogia da UNAMA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UNAMA

Quanto à Educação Especial é correto afirmar:

I- É definida como a modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais, devendo existir, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

II- O atendimento educacional deve ser feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível sua integração nas classes comuns de ensino regular.

III- Os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais a educação especial para o trabalho, visando à sua efetiva integração na vida em sociedade.

IV-Deve ser assegurada terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar, para os superdotados.

O correto está em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os autores que discutem a temática da Formação Continuada reconhecem que os saberes sistematizados pelos professores, no cotidiano das salas de aulas devem ser socializados para permitir o aprofundamento e o diálogo reflexivo baseado não somente na experiência individual, por vezes limitada, mas, sobretudo, na discussão coletiva. Isto significa que os professores precisam:

I- reconhecer que os saberes da experiência se referem aos saberes produzidos no exercício da docência; brotam da experiência e são por ela validados; podem se manifestar como crenças explícitas, imagens, metáforas e princípios de atuação.

II- compreender que é no espaço da sala de aula que os saberes docentes se consolidam e se manifestam.

III- conhecer as estratégias de construção do Projeto Pedagógico da escola.

IV- aprofundar o estudo dos saberes dos professores para possibilitar uma melhoria das estratégias do trabalho pedagógico.

O correto está somente em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No Brasil, a cada Censo Escolar são coletados dados alarmantes que se constituem em elementos de fundamental importância para a compreensão do surgimento da proposta de inclusão. Neste contexto, pode-se afirmar que a educação inclusiva surgiu a partir:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para a construção de um currículo escolar na perspectiva do Modelo Dinâmico-Dialógico, o primeiro passo corresponde à realização do Diagnóstico da realidade, cuja função é a de:

I- expressar a ação, o como viabilizar nossos ideais, o como transformar o real no ideal.

II- responder às perguntas sobre o tipo de sociedade e pessoa humana que queremos formar.

III- coletar informações para saber como e com que meios a escola atende sua tarefa principal.

IV- expressar o rumo, o horizonte, a direção que a escola escolheu, fundamentado em elementos teóricos da filosofia, das ciências e da fé.

O correto está somente em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Numere a coluna da direita procurando relacionar as Tendências Pedagógicas predominantes na Educação Infantil apresentadas na coluna da esquerda com as situações apresentadas à direita.

A seqüência correta de cima para baixo, está em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis