Questões de Pedagogia da UNAMA

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Listagem de Questões de Pedagogia da UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A teoria interdisciplinar da educação enfatiza o papel do professor como mediador, modificando a aula, o espaço onde esta se desenvolve e a forma de intervenção didática. Neste sentido, escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, nos parênteses. Assinale depois, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:

( ) O novo papel do professor é de formar iguais, ou seja, formar-se professor-pesquisador para que nas práticas pedagógicas lance mão da pesquisa como princípio educativo e assim, forme novos sujeitos críticos e reflexivos.

( ) A aula modifica a postura do professor de "ensinante" para "estar com", de "transmissor" para "parceiro de troca", por meio de uma ação conjunta de grupo, que visa a formação do cidadão, do profissional, do pesquisador, e favorece a iniciativa, a criatividade e a participação no processo.

( ) O professor propõe atividades de pesquisa e estudo individual e juntos " professor e aluno " buscam informações e dados novos para os debates em aula. Desde o início, os alunos são colocados em situações concretas, e são orientados para aprender na ação.

( ) O espaço da sala de aula é o espaço privilegiado das construções e (re)construções. Deve constituir-se num ambiente de transmissão de valores socioculturais. A realidade social é o ponto de partida dos fenômenos educativos, desde que se observe a ordem social vigente.

( ) A (re)significação do espaço escolar em sintonia com o tempo criativo e com a escuta sensível, rompe com a dimensão temporal e constrói o desenho de formação do aluno e do professor.

A seqüência correta é:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A autonomia significa gestão centrada na escola, mas também aumento de flexibilidade, alterações no sistema de controle e desburocratização dos processos administrativos. Além disso, a escola necessita de autonomia curricular, o que lhe permitirá atender às necessidades educacionais e culturais de sua comunidade escolar. Isto significa que:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando observamos o cotidiano de uma escola, verificamos que as dimensões pedagógica, administrativa, financeira e jurídica contribuem para o êxito da organização de seu trabalho. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as dimensões com suas características.

 A seqüência correta está em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando a escola é capaz de construir, implementar e avaliar o seu projeto pedagógico, pode propiciar uma educação de qualidade e exercer sua autonomia pedagógica. Ao exercer sua autonomia, a escola implementa um processo compartilhado de planejamento e responde por suas ações e seus resultados. Sobre a autonomia construída, é correto afirmar que:

I- ocorre à medida que existe a capacidade da escola assumir pequenas responsabilidades.

II- objetiva ampliar os espaços de decisão e participação da comunidade atendida pela escola, criando e desenvolvendo instâncias coletivas.

III- deve ser criada em torno de um projeto educativo que vise, primordialmente, à melhoria da qualidade do ensino e ao sucesso da aprendizagem do aluno.

IV-permite a escola discutir as possibilidades de organizar o seu trabalho, distanciando-se de suas reais necessidades.

O correto está somente em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A efetivação de um projeto pedagógico pode ser dificultada por certos entraves, fatores que, ainda hoje caracterizam as escolas no Brasil, o que exige, tanto dos sistemas de ensino quanto das escolas um esforço para superá-los. São entraves à efetivação do projeto pedagógico:

1- Rotatividade do corpo docente; a falta de professores e a improvisação com professores não efetivos que ministram aulas em várias escolas e têm pouca participação na vida da escola.

2- Falta de espaço coletivo para estudo e discussão periódicas, para formação continuada, que é base para a efetivação do projeto, decorrente da forma de organização da escola, que não possibilita ação colegiada e reflexão permanente.

3- Gestão escolar descentralizada, colegiada e democrática; o caráter público da escola; a autonomia; o fato da construção do projeto ser algo processual; a coesão do grupo e a articulação.

4- A participação da comunidade e do Conselho Escolar; a gestão escolar descentralizada.

O correto está somente em:

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