Questões de Pedagogia da UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UFSC

#Questão 943950 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico em Assuntos Educacionais

Quais são os componentes centrais para a inserção das diretrizes étnico-raciais nas instituições de Educação Superior?

#Questão 943780 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Supervisão Educacional

Relacione as colunas, conceituando adequadamente as concepções de currículo propostas por Libâneo (2004), e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.  
(1)Currículo tradicional (2)Currículo racional-tecnológico (3)Currículo escolanovista (4)Currículo construtivista (5)Currículo sociocrítico (6)Currículo integrado ou globalizado
( ) Centrado no aluno e nas experiências de aprendizagem, conectando a escola com a vida e adaptando os alunos ao contexto. O professor é o facilitador da aprendizagem e o conteúdo provém das experiências dos alunos.
( ) Busca a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão crítica e reflexiva da realidade. Ressalta o lado dos conteúdos culturais, o aprender a aprender. Busca a interdisciplinaridade, acentuando a interrelação entre conhecimentos e superando a fragmentação e a falta de diálogo entre áreas do conhecimento.
( ) Está associado à influência de Jean Piaget. Tem como concepção o papel ativo do sujeito no processo de aprendizagem. O currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos, possibilitando a construção pessoal do conhecimento.
( ) É o tipo de currículo mais utilizado na escola. Sua organização do conhecimento é por disciplinas compartimentalizadas. Tem caráter verbalista e ensino transmissivo, centrado no professor e na matéria. O papel do aluno é o de armazenador de informações.
( ) Converge na concepção de ensino como compreensão da realidade para transformá-la, visando à construção de novas relações sociais, de modo a eliminar as desigualdades sociais e econômicas. Metodologicamente, adere à ideia de aprendizagem como construção do sujeito, recusando um currículo formal.
( ) É proposto para a transmissão de conteúdos e desenvolvimento de habilidades a serviço do sistema de produção. É escrito por especialistas e caracteriza-se pela racionalidade técnica e instrumental, apenas para formar o técnico. Prevê habilidades e destrezas a serem dominadas pelos alunos no percurso de formação.

#Questão 943781 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Supervisão Educacional

De acordo com a LDB (Lei nº 9.394/1996), a gestão democrática deve emanar dos sistemas de ensino municipal, estadual e federal. Segundo estudiosos da educação, para compreendermos a gestão democrática participativa, é preciso entender conceitos como: 

#Questão 943951 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico em Assuntos Educacionais

Nas políticas educacionais brasileiras atuais, são considerados indicadores que avaliam a acessibilidade na Educação Superior:

#Questão 943952 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico em Assuntos Educacionais

No paradigma da inclusão, cabe à sociedade: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis