Questões de Pedagogia da UFSC

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Listagem de Questões de Pedagogia da UFSC

#Questão 943812 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Especial

Em uma escola regular, um estudante surdo matriculado no ensino fundamental deve ter acesso a todos os conhecimentos referentes a essa etapa da educação básica. Para tanto, a escola deverá:

#Questão 943814 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Especial

Segundo o Decreto nº 7.611/2011, o atendimento educacional especializado tem como objetivo, na educação básica, promover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados, em consonância com: 

#Questão 943815 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Especial

Consta na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) que, para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. No que se refere a essa formação de professores, é correto afirmar que: 

#Questão 943818 - Pedagogia, Educação Infantil, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Especial

Uma criança de 4 anos, com síndrome de Down, frequenta uma turma de educação infantil. Ela ainda não fala e apresenta dificuldades em seguir regras definidas no grupo. Leia atentamente as estratégias apresentadas abaixo, identifique as que são adequadas para promover o desenvolvimento da referida criança e assinale a alternativa correta.
I. Estimulação da linguagem oral por meio de brincadeiras, canções e contação de histórias.
II. Utilização de cartões de comunicação e de gestos já utilizados pela criança para se comunicar.
III. Contratação de um segundo professor para conter a criança em situações de fuga da sala e de agressão aos colegas.
IV. Planejamento de atividades individualizadas para a criança, evitando que ela perturbe as atividades grupais.
V. Orientação à família no estabelecimento de regras para as atividades cotidianas no ambiente familiar.

#Questão 943820 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Especial

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é um documento aprovado pela ONU em 2006 e do qual o Brasil é signatário. A Convenção estabelece que os Estados-partes, para efetivar o direito das pessoas com deficiência à educação sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, devem assegurar:

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