Questões de Pedagogia da UFSC

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Listagem de Questões de Pedagogia da UFSC

#Questão 943787 - Pedagogia, Educação Infantil, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, visando à garantia da autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade, indicam alguns pressupostos que as propostas pedagógicas para os povos que optarem pela Educação Infantil devem contemplar. Assinale a alternativa que indica corretamente um desses pressupostos.

#Questão 943788 - Pedagogia, Educação Infantil, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, cujas normas foram estabelecidas pela Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica,
• oferecendo __________ para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;
• assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e o cuidado das crianças com as __________;
• possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto a ampliação de __________ de diferentes naturezas;
• promovendo a igualdade de acesso a __________ e às possibilidades de vivência da infância;
• construindo novas formas de __________ e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnicorracial, de gênero, regional, linguística e religiosa.

#Questão 943789 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

“A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil” (BNCC, p. 53). Segundo o documento, tal articulação precisa prever:

#Questão 943790 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

Documento que confere ao Brasil “um horizonte para o qual os esforços dos entes federativos e da sociedade civil devem convergir com a finalidade de consolidar um sistema educacional capaz de concretizar o direito à educação em sua integralidade, dissolvendo as barreiras para o acesso e a permanência, reduzindo as desigualdades, promovendo os direitos humanos e garantindo a formação para o trabalho e para o exercício autônomo da cidadania”. Essa citação refere-se: 

#Questão 943791 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular está estruturada em cinco campos de experiências. Associe cada um deles com suas práticas e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
I. O eu, o outro e o nós II. Corpo, gestos e movimentos III. Traços, sons, cores e formas IV. Escuta, fala, pensamento e imaginação  V. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
( ) Promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças.
( ) Promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.
( ) Promover oportunidades para que as crianças possam explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo
( ) Promover o contato com outros grupos sociais e culturais, para que as crianças possam ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos.
( ) Promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social. 

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