Questões de Pedagogia da UFMG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UFMG

#Questão 944537 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

Segundo Paula (2017), no texto “Políticas de democratização da Educação Superior brasileira: limites e desafios para a próxima década”, a partir do Governo Lula (2003-2010) algumas políticas de democratização foram adotadas nas universidades federais brasileiras.
De acordo com o texto mencionado, associe CORRETAMENTE essas políticas aos seus aspectos descritivos, conforme apresentado nas COLUNAS I e II.

COLUNA I
I - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).
II - Política de Cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas (com vagas reservadas para setores de baixa renda e para as minorias étnicas).
III - Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
IV - Programa de Bolsa Permanência.

COLUNA II
(A) As Universidades e Institutos Federais aderiram em massa à Lei nº 12.712/2012.
(B) Destina-se a estudantes de baixa renda, matriculados em cursos de graduação presenciais nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES), selecionados por critérios socioeconômicos e outros definidos pela instituição formadora.
(C) Objetivou criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.
(D) Expressa a intenção de contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes de graduação das IFES (em especial indígenas e quilombolas) em situação de vulnerabilidade socioeconômica, reduzir problemas provocados por evasão e promover ações complementares com vistas ao desempenho acadêmico.
A alternativa em que é apresentada CORRETAMENTE as barreiras e seus conceitos é: 

#Questão 944538 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

Ao apresentar as políticas de democratização da Educação Superior brasileira, Paula (2017) defende uma determinada concepção de democratização de Educação Superior em seu estudo, a qual se embasa em quatro dimensões, sendo essas:

#Questão 944539 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

Sobre os estudos sobre políticas de ação afirmativa, segundo Barreto (2015) – e demais autores/ as mencionados/as no texto “Gênero, raça, desigualdades e políticas de ação afirmativa no Ensino Superior” –, assinale a alternativa INCORRETA.

#Questão 944540 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

Segundo Crenshaw (2002), as interseccionalidades são formas de capturar as consequências da interação entre duas ou mais formas de subordinação: sexismo, racismo, patriarcalismo.
Considerando os estudos de Barreto (2015) – bem como de autores mencionados e as autoras mencionadas no texto “Gênero, raça, desigualdades e políticas de ação afirmativa no Ensino Superior” – analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.
I - ( ) Em termos teóricos, a preocupação com a interface entre classe, gênero e raça cresceu na pesquisa sobre desigualdade, incentivada, por exemplo, pelos estudos que utilizam a abordagem interseccional.
II - ( ) Considerando homogeneidade interna da categoria “mulher”, os conceitos de categorias de articulação e de interseccionalidade são utilizados corretamente e de maneira homogênea no contexto universitário e nas correntes feministas.
III - ( ) As interseccionalidades estão cada vez mais presentes no debate teórico recente, visando ampliar a compreensão sobre os modos como múltiplas diferenciações que permeiam o social e se articulam ao gênero.
IV - ( ) Os estudos indicam uma desconexão de interesses, especificamente sobre a discriminação interseccional, uma vez que os discursos acadêmicos reconhecem, de maneira incontroversa, a inexistência da diferença associada à hierarquia, à opressão, à suposta igualdade e à diversidade.
Assinale a sequência CORRETA

#Questão 944541 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

Luckesi (2006), ao discorrer sobre a dinâmica da assimilação ativa dos conteúdos socioculturais e do desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do educando, expõe elementos fundamentais a serem levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem.
Assinale a alternativa que NÃO indica um dos elementos fundamentais ao processo de ensino/ aprendizagem, conforme indicado pelo autor.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis