Questões de Pedagogia da UFMA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UFMA

#Questão 1051486 - Pedagogia, , UFMA, 2022, UFMA, 2022 - UFMA - Técnico em Assuntos Eduacionais

As concepções de educação no Brasil possuem referenciais já consolidados a partir das abordagens contidas na opção:

#Questão 1052419 - Pedagogia, , UFMA, 2022, UFMA, 2022 - UFMA - Técnico em Assuntos Eduacionais

De acordo com o Capítulo IV da LDBEN nº 9.394/96, referente à Educação Superior, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Uma das finalidades da educação superior é a qualificação para o trabalho, visando à efetiva integração na vida em sociedade, inclusive assegurando condições adequadas para aqueles que não revelam capacidade de inserção no trabalho competitivo.
( ) Atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares é uma das atribuições da Educação Superior.
( ) A Educação Superior abrange os seguintes cursos e programas: cursos sequenciais por campo de saber; de graduação; de pós-graduação; de extensão.
( ) Na Educação Superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais.
( ) Havendo vagas, as universidades podem matricular alunos não regulares nas disciplinas de seus cursos, desde que aprovados em processo seletivo prévio.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

#Questão 1052420 - Pedagogia, , UFMA, 2022, UFMA, 2022 - UFMA - Técnico em Assuntos Eduacionais

Segundo Vasconcellos (2000), o PPP é composto, basicamente, de três dimensões, articuladas entre si. São elas:

#Questão 1052421 - Pedagogia, , UFMA, 2022, UFMA, 2022 - UFMA - Técnico em Assuntos Eduacionais

Segundo Veiga (2003), é preciso construir um projeto político-pedagógico (PPP) de educação básica e superior de qualidade, comprometido com as múltiplas necessidades sociais e culturais da população. Considerando esse entendimento, analise as assertivas seguintes, assinalando V nas verdadeiras e F nas falsas.
( ) Numa perspectiva de inovação regulatória ou técnica, o PPP orienta-se pela padronização, pela uniformidade e pelo controle burocrático.
( ) O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDEEscola), entendido como planejamento integral da instituição, fundamenta-se numa visão crítica, reflexiva e participativa e nos princípios de igualdade, respeito à liberdade e gestão democrática, sendo sinônimo de PPP.
( ) O PPP, entendido como inovação edificante, enfatiza mais o processo de construção, constituindo-se a configuração da singularidade e da particularidade da instituição educativa.
A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

#Questão 1052422 - Pedagogia, , UFMA, 2022, UFMA, 2022 - UFMA - Técnico em Assuntos Eduacionais

As teorias pedagógicas brasileiras, geralmente classificadas como tendências, possuem uma clara divisão: Liberais e Progressistas. Faz parte das tendências pedagógicas liberais:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis