Questões de Pedagogia da Quadrix

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Quadrix

#Questão 1050374 - Pedagogia, Principais Autores, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Atividades - Edital nº 31

Considerando a temática do texto acima e os aspectos a ela relacionados, julgue o item.


Para manter-se conscientemente engajado, como um autêntico educador, o professor deve criar modos críticos de desenvolvimento de sua prática, avaliando sua própria ação didática em relação ao projeto político-pedagógico que a escola construiu; para tanto, sua formação inicial é suficiente, sendo dispensável seu envolvimento em processos de formação permanente.  

#Questão 1050375 - Pedagogia, Principais Autores, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Atividades - Edital nº 31

Vejo o educador, antes de mais nada, como um ser humano e, como tal, podendo ser sujeito ou objeto da história. Como objeto, sofre a ação do tempo e dos movimentos sociais, sem assumir a consciência e o papel de interferidor nesse processo. Não toma para si, em sua prática, a forma de ser autor o ator da história. Aqui, certamente, não desempenha o papel de educador, na sua autenticidade, como a entendo. Como sujeito da história, compreendo o educador, o autêntico educador, como o ser humano que constrói, pedra sobre pedra, o projeto histórico de desenvolvimento do povo. Um ser, junto com outros, conscientemente engajado no fazer a história.

Cipriano Carlos Luckesi. O papel da didática na formação do educadorIn: Vera Maria Candau (org.). A didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1983 (com adaptações).



Considerando a temática do texto acima e os aspectos a ela relacionados, julgue o item.


Assim como o projeto pedagógico da escola deve ser construído coletivamente para configurar-se como uma proposta educativa que visa ao desenvolvimento humano, também a formação permanente dos professores deve ocorrer em um coletivo. 

#Questão 1050376 - Pedagogia, Principais Autores, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Atividades - Edital nº 31

Vejo o educador, antes de mais nada, como um ser humano e, como tal, podendo ser sujeito ou objeto da história. Como objeto, sofre a ação do tempo e dos movimentos sociais, sem assumir a consciência e o papel de interferidor nesse processo. Não toma para si, em sua prática, a forma de ser autor o ator da história. Aqui, certamente, não desempenha o papel de educador, na sua autenticidade, como a entendo. Como sujeito da história, compreendo o educador, o autêntico educador, como o ser humano que constrói, pedra sobre pedra, o projeto histórico de desenvolvimento do povo. Um ser, junto com outros, conscientemente engajado no fazer a história.

Cipriano Carlos Luckesi. O papel da didática na formação do educadorIn: Vera Maria Candau (org.). A didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1983 (com adaptações).



Considerando a temática do texto acima e os aspectos a ela relacionados, julgue o item.


O engajamento do professor em um projeto de construção histórica exige uma formação didático-pedagógica focada em métodos, técnicas e ferramentas de ensino, pois esses mecanismos garantem a aprendizagem dos estudantes.

#Questão 1050377 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Atividades - Edital nº 31

Considerando a temática do texto acima e os aspectos a ela relacionados, julgue o item.


O projeto histórico de desenvolvimento do povo do qual o professor deve se perceber como ator e autor se traduz em sua ação pedagógica, e esta não pode ser entendida e praticada de forma neutra. 

#Questão 1050378 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Atividades - Edital nº 31

Vejo o educador, antes de mais nada, como um ser humano e, como tal, podendo ser sujeito ou objeto da história. Como objeto, sofre a ação do tempo e dos movimentos sociais, sem assumir a consciência e o papel de interferidor nesse processo. Não toma para si, em sua prática, a forma de ser autor o ator da história. Aqui, certamente, não desempenha o papel de educador, na sua autenticidade, como a entendo. Como sujeito da história, compreendo o educador, o autêntico educador, como o ser humano que constrói, pedra sobre pedra, o projeto histórico de desenvolvimento do povo. Um ser, junto com outros, conscientemente engajado no fazer a história.

Cipriano Carlos Luckesi. O papel da didática na formação do educadorIn: Vera Maria Candau (org.). A didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1983 (com adaptações).



Considerando a temática do texto acima e os aspectos a ela relacionados, julgue o item. 


Na perspectiva da multidimensionalidade do processo de ensino e aprendizagem, a ação didática alcança diferentes dimensões (humana, cultural, técnica e política), as quais não se articulam entre si, mas mantêm suas respectivas características quando presentes na prática pedagógica do professor. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis