Questões de Pedagogia da Quadrix

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Listagem de Questões de Pedagogia da Quadrix

#Questão 1050269 - Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

   Ao focalizar as aprendizagens como estruturantes deste Currículo, a SEEDF ratifica a função precípua da escola de oportunizar a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender. Para isso, a organização do trabalho pedagógico proposta pelas escolas e inserida em seus projetos político-pedagógicos deve contribuir para colocar crianças, jovens e adultos em situações que favoreçam as aprendizagens. Garantir aos estudantes o direito às aprendizagens implica um investimento sustentado nos princípios da ética e da responsabilidade, que incida também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida nos aspectos sociais, culturais e econômicos. Além disso, direciona para um fazer didático e pedagógico ousado, no qual o professor parte do princípio de que há igualdade intelectiva entre os sujeitos. 

Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos.
DF: SEEDF, 2014, p. 11-12 (com adaptações). 


A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

O processo de democratização do acesso à escola exige desta instituição concepções que reflitam as expectativas e as necessidades formativas de sua comunidade, para garantir indistintamente aos estudantes o direito de aprender, uma vez que esse acesso se refere a um público homogêneo, pertencente às classes populares.

#Questão 1050270 - Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

   Ao focalizar as aprendizagens como estruturantes deste Currículo, a SEEDF ratifica a função precípua da escola de oportunizar a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender. Para isso, a organização do trabalho pedagógico proposta pelas escolas e inserida em seus projetos político-pedagógicos deve contribuir para colocar crianças, jovens e adultos em situações que favoreçam as aprendizagens. Garantir aos estudantes o direito às aprendizagens implica um investimento sustentado nos princípios da ética e da responsabilidade, que incida também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida nos aspectos sociais, culturais e econômicos. Além disso, direciona para um fazer didático e pedagógico ousado, no qual o professor parte do princípio de que há igualdade intelectiva entre os sujeitos. 

Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos.
DF: SEEDF, 2014, p. 11-12 (com adaptações). 


A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

A partir de uma concepção pedagógica histórico-crítica, a conversão do saber objetivo, historicamente produzido pelos homens, em saber escolar é uma tarefa da escola. Essa conversão torna o saber assimilável pelos alunos, no espaço-tempo da escola. Portanto, o resultado dessa assimilação compete dos alunos, porque independe de recursos providos pela escola. 

#Questão 1050271 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

A proposta pedagógica apresentada se fundamenta na pedagogia histórico-crítica, que, em relação à educação escolar, demanda identificar as formas em que se expressa o saber produzido historicamente, de modo a reconhecer as condições de sua produção, compreender suas principais manifestações e identificar os modos para sua transformação. 

#Questão 1050272 - Pedagogia, Legislação da Educação, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Psicologia - Edital nº 31

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio o Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o item.
Nos cursos de qualificação profissional, apenas instrutores de nível superior podem atuar, desde que possuam formação em curso de graduação, na área de atuação, e comprovada experiência profissional e competência na área tecnológica identificada no respectivo eixo tecnológico ao qual a formação profissional está relacionada. 

#Questão 1050273 - Pedagogia, Legislação da Educação, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Psicologia - Edital nº 31

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio o Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o item.
O trabalho e a pesquisa são princípios norteadores essenciais no currículo da Educação Básica e na Educação Profissional e Técnica. O primeiro é tido como princípio educativo e o segundo é tido como princípio pedagógico. 

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