Questões de Pedagogia da Quadrix

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Quadrix

#Questão 1050224 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

Com base no texto acima, julgue o item.

Transdisciplinar é um conceito que designa abordagens curriculares que não se restringem a disciplinas, mas atravessam os vários campos de conhecimento. Nesse sentido, esse conceito favorece o desenvolvimento, no contexto pedagógico, dos temas transversais, cuja proposta educativa requer tal atravessamento. 

#Questão 1050225 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

  Não há nenhum lado bom por onde começar; é preciso começar por todos os lados ao mesmo tempo... Mas toda grande criação, na área da vida, parece-nos logicamente impossível antes e às vezes até depois do seu aparecimento. 

Edgar Morin. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006,
p. 343. 


Com base no texto acima, julgue o item.

A interdisciplinaridade corresponde à busca pela superação da visão fragmentadora na produção dos conhecimentos da humanidade. Nessa perspectiva, a interdisciplinaridade não se alinha à construção de um currículo integrado, porque, mesmo favorecendo uma mesma abordagem temática em diferentes componentes curriculares e áreas de conhecimento, não permite a integração das disciplinas. 

#Questão 1050226 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

  Não há nenhum lado bom por onde começar; é preciso começar por todos os lados ao mesmo tempo... Mas toda grande criação, na área da vida, parece-nos logicamente impossível antes e às vezes até depois do seu aparecimento. 

Edgar Morin. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006,
p. 343. 


Com base no texto acima, julgue o item.

A partir de uma concepção curricular que provoque rupturas com modelos transmissivos de conteúdos, a interdisciplinaridade, a contextualização e a flexibilidade caracterizam-se, conectadas entre si, como princípios norteadores de um paradigma curricular que relaciona a educação e o mundo da vida contemporânea. 

#Questão 1050227 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

Com base no texto acima, julgue o item.

Na pedagogia histórico-crítica, a apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade é uma condição para se atingirem os objetivos sociopolíticos pedagógicos da educação. A apropriação dos conhecimentos, entretanto, se dá a partir dos interesses, da visão de mundo e da posição dos indivíduos no quadro social. Desse modo, a superação de um ensino fragmentado, orientado por práticas transmissivas de conteúdos, a partir de uma reorganização curricular-metodológica que abranja o espaço-tempo da escola, pode configurar-se como uma perspectiva de fortalecimento das aprendizagens, porque amplia o interesse dos estudantes, retirando-os de uma posição passiva diante dos conteúdos escolares. 

#Questão 1050228 - Pedagogia, Avaliação Educacional, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

Considerando o texto acima, julgue o item.

O conceito de avaliação somativa articula-se a tendências pedagógicas críticas, porque rompe com práticas arbitrárias e autoritárias de avaliação, assumindo-as como processo. Assim, incorpora, entre seus diversificados instrumentos avaliativos, a função diagnóstica da avaliação, permitindo que o processo formativo seja reconhecido, a partir de um permanente diagnóstico da situação de aprendizagem; com isso, permite que as aprendizagens sejam demonstradas ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis