Questões de Pedagogia da Prefeitura de Fortaleza - CE

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Listagem de Questões de Pedagogia da Prefeitura de Fortaleza - CE

Em relação à elaboração do plano de aula, marque a opção correta.

Sobre o processo de aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.

#Questão 1048116 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

Rossignoli* assevera que “o ensino de Sintaxe não se pode resumir à prática metalinguística de analisar termos e orações. [...] Ao professor de Sintaxe, portanto, competiria inteirar-se das teorias gramaticais ortodoxas e confrontá-las com teorizações modernas, ensejando, de acordo com o nível de seus alunos, atividades de reflexão sobre a língua. Sob esse sentido, a gramática tradicional poderá se constituir num instigante texto-base”; baseando-se em tal enunciado, esse professor, em sua prática didático-pedagógica, deve EVITAR:




*ROSSIGNOLI, Walter Afonso. Aspectos da sintaxe portuguesa: uma leitura crítica da gramática tradicional. Disponível em: https://docplayer.com.br/25433467-Aspectos-da-sintaxe-portuguesa-umaleitura-critica-da-gramatica-tradicional-resumo.html (acesso em 28/04/2022).

#Questão 1048117 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

Indiscutível é a relevância da significação e do contexto nas atividades relativas à produção e à compreensão de textos orais e escritos; especificamente com relação à compreensão de textos alicerçada nesse binômio (significação e contexto); aponte o item que se relaciona efetivamente a estratégias e procedimentos de leitura.

#Questão 1048118 - Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Língua Portuguesa

Levando-se em conta o tratamento das práticas de produção de textos orais ou escritos, esteadas na relação entre significação e contexto, a BNCC – Base Nacional Comum Curricular* propõe algumas práticas didático-pedagógicas, entre as quais se tem:


*BRASIL. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofin al_site.pdf, p. 77 e 78 (acesso em 28/04/2022). 

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