Questões de Pedagogia da MS CONCURSOS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da MS CONCURSOS

A Educação Inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea, que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção.

Além de uma importante ferramenta na análise do discurso e das práticas, os princípios também representam uma referência fundamental para quem está começando.


Qual das alternativas não está correta conforme os cinco princípios?

Dados apontam que várias questões desafiam a escola de Ensino Regular na relação entre currículo e a escolarização de alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento. Uma delas é o sentimento de não se saber o que ensinar aos alunos. Isso vem se configurando como uma preocupação recorrente nos discursos de muitos professores que, muitas vezes, não se sentem capazes de mediar a aprendizagem de estudantes que fogem ao padrão historicamente valorado pela escola.

As reflexões de Meirieu (2002, 2005), apontam várias contribuições para fundamentarmos os processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento nas escolas regulares, pois, ao entender o currículo como uma produção cultural viva e sempre em constituição e, ainda, ao explicitar que o conhecimento tem estreita relação com a promoção do vínculo entre as pessoas e a sociedade, isso faz-nos pensar nos motivos políticos, ideológicos e teóricos, que subsidiam a luta pelo direito à educação para esses alunos nas escolas de Ensino Regular.


Para Meirieu, a escola cumpre a sua função social quando:

De acordo com o Parecer CNE/CEB nº 17/2001, são considerados professores capacitados para atuar em classes comuns com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, aqueles que comprovem que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos, ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências para:

Atribua (C) para certo ou (E) para errado aos itens, depois assinale a alternativa com a sequência correta. A Constituição Federal no art. 208 traz que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia, dentre outros, de: ( ) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando. ( ) Progressiva universalização do ensino médio gratuito. ( ) Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino.

Leia o que segue e, marque a alternativa correspondente. Conforme o PNE – Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, a execução e o cumprimento de metas serão objetos de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias: I- Ministério da Educação – MEC. II- Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. III- Conselho Nacional de Educação – CNE. IV- Fórum Nacional de Educação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis