Questões de Pedagogia da IPAD

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da IPAD

"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.

( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.

( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.

( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.

( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.

( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz

( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.

( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid

No contexto do currículo por competências o ensino- aprendizagem também está voltado para a administração de situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos. Dessa maneira, a noção de situação-problema compreende, dentre outras, as características apresentadas abaixo, exceto:

"Já tive, inclusive, o desprazer de ouvir a seguinte frase: 'quem sabe faz, quem não sabe ensina!'" (Paulo Rosas). A frase parece indicar que a atividade pedagógica pode ser exercida por qualquer um, mesmo aqueles que "nada sabem", ou que ensinar é uma questão apenas "teórica" dissociada da "prática". No entanto,

Um conceito que tem sido bastante discutido pelos educadores é aquele de "transposição didática" (Chevallard). Este conceito se refere:

Uma das competências atuais exigidas do professor é a de que ele saiba administrar a heterogeneidade dos alunos. A esse respeito, os educadores estão minimamente de acordo sobre o ponto seguinte:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis