Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

Educar para a diversidade exige formação em dimensões objetivas e subjetivas, não à parte como querem alguns, mas intrínseca à atividade pedagógica. Emergente, dialógica e interpretativa, tal formação precede ainda de formulação de estratégias e de mecanismos de intervenção, de revisão de valores e atitudes para superação de injustiças, preconceitos e estereótipos. Podemos considerar que, dentre as mais relevantes transformações do mundo contemporâneo, a afirmação da diversidade étnico-cultural é um dos traços mais marcantes. O multiculturalismo afirma-se como tendência teórica constante nesse novo contexto. Associado ao conceito também há um elenco de críticas à exaltação de pluralidade cultural. Quando as escolas comemoram pontualmente o “Dia do Índio” e o “Dia da Consciência Negra”, por exemplo,

Formar leitores, segundo os PCNs (1997), “é algo que requer condições favoráveis para a prática de leitura – que não se restringem apenas aos recursos materiais disponíveis, pois, na verdade, o uso que se faz dos livros e demais materiais impressos é o aspecto mais determinante para o desenvolvimento da prática e do gosto pela leitura”. Considerando que o trabalho com leitura deve ser diário e há inúmeras possibilidades para isso ocorra, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A leitura pode ser de forma silenciosa e individualmente uma ou várias vezes. ( ) A leitura pode ser em voz alta (individualmente ou em grupo), quando fizer sentido dentro da atividade; toda proposta de leitura em voz alta precisa fazer sentido dentro da atividade, na qual se insere e o aluno deve sempre poder ler o texto silenciosamente, com antecedência – uma ou várias vezes. ( ) A leitura pode ser pela escuta de alguém que lê para busca de inadequações e erros, ou seja, a leitura para revisar. Esse é um procedimento especializado que precisa ser ensinado em todas as séries, variando apenas o grau de aprofundamento em função da capacidade dos alunos.
A sequência está correta em 

Em relação aos aspectos metodológicos envolvidos na alfabetização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os métodos voltados para a sistematização da prática alfabetizadora, em nossa tradição pedagógica, têm sido organizados em torno de duas vertentes: os métodos sintéticos e os métodos analíticos. ( ) Os métodos sintéticos elegem como ponto de partida, um ou uma unidade de sentido mais ampla e significativa, que pode aparecer na forma de palavra, frase ou texto. ( ) Os métodos analíticos partem de unidades menores do que as palavras, tais como a letra, o fonema e as sílabas.
A sequência está correta em 

Por que a porta da escola tem que ser tão pesada para quem tem deficiência? É difícil uma única resposta para essa pergunta, mas o fato é que ela é muito pesada, às vezes demais, principalmente para quem tem deficiência mental. Mas outra verdade é que essa porta também é pesada para quem tem qualquer diferença, deficiência ou não, que impeça o aluno de se encaixar nos padrões esperados pela escola. Os debates internacionais que se instauraram ao longo das últimas décadas sobre a educação especial têm visado identificar elementos, de caráter político, organizacional ou metodológico, que possam equacionar os problemas presentes nos contextos educacionais, seja em estabelecimentos especializados, seja em espaços comuns da rede de ensino. Inclusão tem sido um assunto recorrente em nossa sociedade. Diante do direito de todos de ter acesso à educação de forma integrativa, essa discussão é mais que importante: é fundamental. No Brasil, considerando o conceito mais atual de educação especial, podemos afirmar que é uma modalidade de ensino que: 

Grande parte das discussões políticas sobre políticas de inclusão escolar giram em torno das vantagens e desvantagens de reunir, em classes comuns, os “normais” com as pessoas com deficiência. Assim, logo se faz um desdobramento do segundo elemento pois, se os normais tendem a se concentrar em um tipo único, cujo limite é o mesmo, as pessoas com deficiência são multiplicadas em uma infinidade de tipos e subtipos. É possível afirmar que, quando tais políticas se pautam em discussões como essa,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis