Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

Constata-se maior incidência de bullying na sala de aula, seguido de outros locais, como pátio de recreio, corredores, banheiros, salas de informática, biblioteca, quadra, jardim e portão da escola. Fora da escola pode ocorrer em diferentes lugares, no transporte escolar, no caminho de casa para escola e vice-versa, nos cursos de inglês e de informática, na escola de futebol, no condomínio, nos clubes, shoppings, ou seja, onde os estudantes geralmente se encontram para atividades. Neste contexto, é fundamental que profissionais da educação estejam atentos aos sinais indicadores que há estudantes vítimas de bullying nas relações que envolvem entre seus estudantes. Observar atentamente as relações interpessoais é o principal caminho. Com olhar atento em quem pratica e quem sofre o bullying, pode-se inferir que um estudante pode ser vítima quando 

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Elas formaram a prática pedagógica do país. E para que a prática pedagógica em sala de aula alcance seus objetivos, o professor deverá ter as respostas para essas questões, pois a Pedagogia não pode ser bem entendida e praticada na escola sem que se tenha alguma clareza do seu significado. Isso nada mais é do que buscar o sentido da prática docente. As tendências pedagógicas empregadas na educação brasileira se dividem emduas grandes linhas de pensamento pedagógico, sendo as tendências liberais uma tendência prevalente. A vertente liberal tem como característica: 

No Brasil, o que se denomina de avaliação mediadora, dialógica, fundamentada e cidadã, pode ser entendido como avaliação formativa. A avaliação formativa é a que engloba todas as atividades desenvolvidas pelos professores e seus alunos, com o intuito de fornecer informações a serem usadas para reorganizar o trabalho pedagógico. Mais do que verificar se o aluno aprendeu ou não uma matéria, a avaliação formativa tem por objetivo permitir que o professor detecte pontos fracos e pontos fortes dele. Assim, é possível ter dados suficientes para criar um plano de ação que responda às características individuais das turmas. É considerado elemento-chave da avaliação formativa: 

A avaliação da qualidade do trabalho ou do desempenho do aluno requer que o professor possua concepção de qualidade apropriada à tarefa e seja capaz de julgar de acordo com sua concepção. O aluno, por sua vez, precisa ter concepção de qualidade similar à do professor, ser capaz de monitorar continuamente a qualidade do que está sendo produzido durante o próprio ato de produção e ter repertório de encaminhamentos ou estratégias aos quais possa recorrer. Isso significa que o aluno:
I.
Determina o que se espera dele. II. É capaz de comparar o seu nível atual de desempenho com o esperado. III. Se engaja na ação apropriada que leva ao fechamento da distância entre os níveis. IV. É capaz de julgar a qualidade da sua produção e de regular o que está fazendo enquanto o faz.
Está correto o que se afirma em 

Em relação ao conhecimento científico e o papel da escola, e do professor em particular, na aquisição desse tipo de conceito, o fato de uma criança conseguir dar explicações convincentes sobre questões relacionadas às ciências sociais, por exemplo, mesmo usando palavras cujo significado lhe era, até pouco tempo atrás, desconhecido, deve-se sobretudo à ação do professor. Ao contrário do conhecimento espontâneo, o que se aprende na escola é, ou deveria ser, hierarquicamente sistematizado e exige, para ser compreendido, que seja intencionalmente trabalhado em um processo de interação professor- -aluno. Tal aprendizagem só irá ocorrer se quem ensina souber conduzir o processo na direção desejada, o que implica 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis