Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

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Listagem de Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

#Questão 1048481 - Pedagogia, Legislação da Educação, Instituto Consulplan, 2022, Prefeitura de Linhares - ES, Professor de Educação Especial - Deficiência Intelectual

Os alunos com uma deficiência de caráter permanente exigem adaptações curriculares que devem ser realizadas de acordo com as características de cada discente, durante grande parte ou durante todo o percurso escolar. Neste tipo de NEE encontramos crianças ou adolescentes que sofreram modificações, provocadas por problemas orgânicos, funcionais, por défices socioculturais e econômicos graves que abrangem o foro sensorial, intelectual, processo lógico, físico e emocional. Sobre as características das NEE de caráter permanente, é correto afirmar que:

#Questão 1048480 - Pedagogia, Legislação da Educação, Instituto Consulplan, 2022, Prefeitura de Linhares - ES, Professor de Educação Especial - Deficiência Intelectual

Além de conhecer as características dos alunos com necessidades educacionais especiais, precisamos também conhecer os pressupostos que embasam um processo avaliativo dessas pessoas na busca de, efetivamente, praticar uma avaliação conjunta, pautada nos referenciais da diferença e não mais atuar, sob a égide da discapacidade e da deficiência. Para isso, a prática da avaliação caminha para além do simples fato de diagnosticar e classificar; a avaliação tem um papel decisivo quanto às práticas pedagógicas, colaborando diretamente nas decisões em relação às adaptações curriculares. Sobre os aspectos que precisam ser considerados para orientar a promoção ou a retenção do aluno na série, etapa, ciclo (ou outros níveis), analise as afirmativas a seguir.
I. A possibilidade de o aluno ter acesso às situações escolares regulares e com menor necessidade de apoio especial. II. A valorização de sua permanência com os colegas e grupos que favoreçam o seu desenvolvimento, comunicação, autonomia e aprendizagem. III. A competência curricular, no que se refere à possibilidade de atingir os objetivos, atender aos critérios de avaliação previstos no currículo adaptado. IV. O efeito emocional da promoção ou da retenção para o aluno e sua família.
Está correto o que se afirma em

Ao longo de seus estudos, Jean Piaget buscou entender como se desenvolve a inteligência da criança. Para o biólogo, ela se modifica junto ao crescimento do indivíduo, partindo de uma inteligência prática, que ajuda o ser humano a se adaptar ao meio, para chegar à inteligência propriamente dita. É neste último estágio que a criança já consegue elaborar hipóteses, solucionar situações-problema e praticar um raciocínio lógico. Assim, na perspectiva Piagetiana, o desenvolvimento cognitivo se dá pela, EXCETO:

#Questão 1048482 - Pedagogia, Legislação da Educação, Instituto Consulplan, 2022, Prefeitura de Linhares - ES, Professor de Educação Especial - Deficiência Intelectual

Um dos grandes desafios da atualidade é a inclusão do autista nas escolas, que é um direito garantido por políticas públicas, seja nas esferas municipal, estadual e federal. Além disso, é um passo extremamente importante para a formação do autista, trazendo contribuições na autonomia e no seu desenvolvimento, preparando para os obstáculos que irão aparecer no futuro, pois, após a idade escolar, eles se deparam com o mercado de trabalho. O primeiro passo, entretanto, é conhecer e (re)conhecer as características do TEA.
I. O TEA é dividido de forma geral nos graus I (leve); II (moderado); e, III (severo), mas na realidade o espectro é muito mais amplo do que isso. Engloba em seu espectro as psicoses infantis, a síndrome de Asperger, a síndrome de Kanner e a síndrome de RettII. Os autistas têm dificuldades para interpretar a linguagem verbal e não verbal. Estes e outros transtornos do espectro começam na infância e tendem a diminuir na adolescência e na idade adulta. III. Mudar a rotina pode ser muito angustiante para os autistas. É importante pensar em estratégias para ajudar a pessoa com TEA a lidar com situações atípicas como asfestas de final de ano, mudanças de casa e/ou escola, ou até mesmo algo mais simples como a mudança da rota de um ônibus. IV. Os autistas apresentam hiperfoco, uma característica que pode mudar com o tempo ou durar a vida toda, e também crises conhecidas como crises de desregulação – meltdow e de desligamento – shutdown.
Está correto o que se afirma em

#Questão 1048486 - Pedagogia, Legislação da Educação, Instituto Consulplan, 2022, Prefeitura de Linhares - ES, Professor de Educação Especial - Deficiência Intelectual

De acordo com o Parecer CNE/CEB nº 17/01, classe especial é uma sala de aula, em escola de ensino regular, em espaço físico e modulação adequada. Nesse tipo de sala, o professor da educação especial utiliza métodos, técnicas, procedimentos didáticos e recursos pedagógicos especializados e, quando necessário, equipamentos e materiais didáticos específicos, conforme série/ciclo/etapa da educação básica, para que o aluno tenha acesso ao currículo da base nacional comum. De acordo com tal documento, a classe especial

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