Questões de Pedagogia da Instituto Consulplan

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A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade na área educacional e a utilização de programas computacionais que a utilizam pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, inclusive na questão da avaliação da aprendizagem. Verifica-se que a IA está presente em vários sistemas de aprendizagem, tais como: os Sistemas Tutores Inteligentes Afetivos (STIs); os Learning Management Systems (LMSs); a Robótica Educacional Inteligente; e, os Massive Open Online Course (MOOCs), no que se refere a Learning Analytics (LA). Assim, o uso de tecnologias na escola está vinculado, diretamente, a realidades tecnológicas subjacentes às IA, as quais, juntas, mudaram o perfil do uso das tecnologias educacionais; analise-as. I. Redes sem fio. II. Tecnologias móveis. III. Armazenamento de conteúdos em nuvens. IV. Streaming. Está correto o que se afirma apenas em 

Quanto mais se desenvolvem as disciplinas do conhecimento, diversificando-se, mais elas perdem o contato com a realidade humana; por isso, a dissociação sempre crescente das disciplinas científicas, segundo um processo de inflação galopante, constitui a expressão de um desmembramento da realidade humana. Assim, a aproximação curricular, que pode adquirir vários matizes ou níveis multi, pluri, inter, transdisciplinar etc, e que pode ser adjetivada de várias maneiras, viria como remédio para esse mundo docente, para um mundo cuja harmonia se perdeu. Neste contexto, a interdisciplinaridade apresenta-se como protesto contra, EXCETO:

Considera-se educação a distância a modalidade educacional que busca superar limitações de espaço e tempo com a aplicação pedagógica de meios e tecnologias da informação e da comunicação e que, sem excluir atividades presenciais, organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares. Pode-se afirmar que o marco legal da expansão apresentada se encontra no Art. 80 da LDB (Lei 9.394/1996), cujo caput dispõe que “o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada”. O Decreto nº 9.057/2017 regulamenta que “a oferta de ensino fundamental na modalidade a distância em situações emergenciais, previstas no § 4º do Art. 32 da Lei nº 9.394/1996, se refere a pessoas que”, EXCETO:

Planejamento é processo de reflexão, de tomada de decisão [...] enquanto o processo, ele é permanente. (VASCONCELOS, 1995, p. 43.)
Em síntese, o planejamento é uma tomada de decisão sistematizada, racionalmente organizada sobre a educação, o educando, o ensino, o educador, as matérias, as disciplinas, os conteúdos, os métodos e as técnicas de ensino, a organização administrativa da escola e sobre a comunidade escolar. Em relação aos diversos tipos e níveis de planejamento, considere aquele em que ocorre o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar, e a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares. Podemos afirmar que se trata do planejamento: 

A atividade de planejar é tão antiga quanto a história da humanidade. Assim como o homem primitivo pensava (planejava) como poderia fazer para vencer os desafios de sua vida diária, o homem contemporâneo também planeja, desde as atividades simples às mais complexas, a fim de alcançar seus objetivos. Neste sentido, Menegolla e Martins (1991, p. 15) afirmam que “A história do homem é um reflexo do seu pensar [...] O homem pensa sobre o que fez; o que deixou de fazer; sobre o que está fazendo e o que pretende fazer”. Assim, a atividade de planejar não deixa de ser uma exigência e simultaneamente uma necessidade do ser humano. A sistematização do planejamento se dá no campo econômico, mais especificamente na área de produção, mediante as Revoluções Industriais e a emergência da chamada Ciência da Administração, no fim do século XIX. No início do século XX, o planejamento, já sistematizado, vai ganhando espaço em todos os setores da sociedade e produz um forte impacto quando a União Soviética apresenta-o e utiliza-o não mais como um exemplo de organização empresarial, mas como planificação de toda economia do país.
(Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/72ffe7394f8b 75e0e0f3ece7eb2e4eb6.pdf. Adaptado.)
Atualmente, pode-se identificar três linhas de planejamento administrativo: o gerenciamento da qualidade total; o planejamento estratégico; e, o planejamento participativo, que, por sua vez, tiveram e têm suas implicações na educação, pois a escola não ficou e nem fica imune aos movimentos político-econômico-sociais. Considerando o contexto educacional diante de planejamento participativo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) A concepção do planejamento participativo está fundamentada na pedagogia progressista.
( ) O saber deixa de ser privilégio dos especialistas; a valorização da participação passa a ser considerado requisito favorável para intervir na realidade, possibilitando a sua transformação.
( ) Tem como objetivo a transformação das relações de poder, autoritárias e verticais em relações igualitárias, horizontais e dialógicas.
( ) Compete organizar as competências específicas e necessárias, para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. A escola deve atuar no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se, diretamente, com o sistema produtivo para o mercado de trabalho.
( ) Está centrada na tendência pedagógica liberal tradicional, pois o planejamento tinha como preocupação principal, a tarefa a ser desenvolvida em sala de aula, independente da realidade; uma vez elaborado, serviria para vários anos, pois o compromisso da escola é com a cultura; os problemas sociais pertencem à sociedade.
A sequência correta está em 

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