Questões de Pedagogia da INEP BRASIL

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Listagem de Questões de Pedagogia da INEP BRASIL

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina um conjunto de aprendizagens essenciais pautada em competências e habilidades para todos os estudantes da Educação Básica do território nacional brasileiro.
Considerando o que foi exposto, avalie e marque a alternativa verdadeira  

Segundo a LDB 9394/96, artigo 37, a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Com base nas definições da Lei, analise as afirmativas que correspondem a Educação de Jovens e adultos e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma delas.
( ) Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. 
( ) O Poder Público viabilizará o acesso do trabalhador na escola, deixando sob a responsabilidade do estudante sua permanência, continuidade e êxito nas atividades escolares.
( ) A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Ao se tratar da oferta de Educação de Jovens e Adultos, os artigos 4º e 5º da LDB 9394/96, estabelecem, como dever do Estado a oferta à educação escolar pública e como direito público subjetivo (a qualquer cidadão) o acesso à educação básica obrigatória.
Nesses aspectos, é correto afirmar no âmbito da EJA, que os referidos artigos estabelecem:
I acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria;
II oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;
III recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica;
IV garantia do cumprimento pelo Poder Público, da obrigatoriedade do ensino, na criação de formas alternativas de acesso somente para os estudantes acima de 25 anos que já tenham concluído o Ensino Fundamental.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Na proposta de alfabetização de Paulo Freire (1967), ele trata de selecionar palavras do universo vocabular dos alfabetizandos, palavras carregadas de significado, social, cultural, político e vivencial. Marque a (as) alternativa (as) que constituem a Pedagogia Paulo Freire e o seu método de alfabetização.
I alfabetização a partir de palavras ou temas geradores II alfabetização como tomada de consciência crítica III alfabetização centrada nas técnicas de ler e escrever IV alfabetização pautada numa filosofia da submissão e da domesticação a partir do diálogo entre alfabetizador e alfabetizando
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Quando Paulo Freire (1967) se insurge contra as lições que falam de Evas e Uvas a homens que às vezes conhecem poucas Evas e nunca comeram uvas, não está se insurgindo contra o método que, das palavras geradoras Eva e Uva, tira a família va-ve-vi-vo-vu, porque ele também propõe que das palavras geradoras tijolo ou favela se tirem as famílias ta-te-ti-to-tu, fa-fe-fi-fofu; está se insurgindo contra a distância entre Eva e uvas e a experiência existencial do alfabetizando, que empilha tijolos e mora em favela; está se insurgindo contra a alfabetização considerada apenas aquisição de uma técnica mecânica de codificação/decodificação, e não como um ato de reflexão, de criação, conscientização, libertação. De acordo com os esclarecimentos que Paulo Freire apresenta, marque a alternativa que representa o método de alfabetização defendido pelo autor.

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