Questões de Pedagogia da GUALIMP

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Listagem de Questões de Pedagogia da GUALIMP

São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:

I. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
II. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
III. Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

Estão CORRETAS:

Leia o trecho a seguir.


O objetivo do ensino da língua é propiciar ao aluno, o domínio mais amplo e rico da linguagem verbal, como um recurso fundamental de interação humana. Uma vez que o uso da linguagem verbal realiza-se na forma de discursos, cuja unidade material denominamos de “texto”, tal objetivo implica promover a capacidade do aluno em elaborar textos de qualidade – seja na modalidade oral, seja na escrita – explorando ao máximo os recursos linguísticos para atingir seu intento comunicacional em diferentes contextos.


Fonte: KLEIN, L. R. As quatro práticas do ensino da Língua Portuguesa. Prática Educativa da Língua Portuguesa.



Sobre as práticas da Língua Portuguesa, é CORRETO afirmar que:

#Questão 892431 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, GUALIMP, 2020, Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ, Provas: Professor de Educação Física Professor de História Professor de Geografia Professor de Inglês Professor de Língua Portuguesa Professor de Matemática

Veiga (1998), ao discorrer sobre a autonomia, aponta quatro dimensões, articuladas e relacionadas entre si, consideradas fundamentais para a escola na organização do trabalho educativo. A dimensão jurídica:

#Questão 892432 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, GUALIMP, 2020, Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ, Provas: Professor de Educação Física Professor de História Professor de Geografia Professor de Inglês Professor de Língua Portuguesa Professor de Matemática

Como previsto na Constituição de 1988 e na LDB (Lei n.º 9.394/96), que estabelecem como princípio básico a Gestão Democrática, podemos afirmar que a escola exerce um papel fundamental na Gestão Democrática no sentido de:

#Questão 892433 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, GUALIMP, 2020, Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ, Provas: Professor de Educação Física Professor de História Professor de Geografia Professor de Inglês Professor de Língua Portuguesa Professor de Matemática

Com relação às abordagens do processo de ensino e aprendizagem, Libâneo (1982), caracteriza a Pedagogia Progressista em três versões, sendo elas:

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