Questões de Pedagogia da FURB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FURB

O conceito de inclusão não trata somente de inclusão escolar de pessoas com deficiência, vai além disso. Trata-se de um desafio a ser enfrentado pela escola convencional, na busca de melhorias na qualidade de educação básica e superior, para que os alunos com ou sem deficiência possam exercer o direito à educação em sua plenitude, faz-se necessário que a escola aprimore suas práticas, a fim de atender às diferenças.
(WERNECK, Cláudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: WVA, 1997.) - (Adaptado)
Nessa dimensão, temos como maior preocupação na visão de Werneck:

A teoria da instrução de Jerome Bruner (1991), um autêntico representante da abordagem cognitiva, traz contribuições significativas ao processo de ensino e aprendizagem, principalmente à aprendizagem desenvolvida nas escolas. Sendo uma teoria cognitiva, apresenta a preocupação com os processos centrais do pensamento, como organização do conhecimento, processamento de informação, raciocínio e tomada de decisão. Considera a aprendizagem como um processo interno, mediado cognitivamente, mais do que como um produto direto do ambiente, de fatores externos ao aprendiz. Nesse contexto, analise as assertivas:
I.Jerome Bruner apresenta-se como o principal defensor do método de aprendizagem por descoberta (insight).
II.A teoria de Jerome Bruner apresenta muitos pontos semelhantes às teorias de Gestalt e de Piaget. Bruner considera a existência de estágios durante o desenvolvimento cognitivo e propõe explicações similares às de Piaget, quanto ao processo de aprendizagem.
III.Para Jerome Bruner, aproveitar o potencial que o indivíduo traz e valorizar a curiosidade natural da criança são princípios que devem ser observados pelo educador.
IV.De acordo com Jerome Bruner, a escola não deve perder de vista que a aprendizagem de um novo conceito envolve a interação com o já aprendido. Portanto, as experiências e vivências que o aluno traz consigo favorecem novas aprendizagens.
É correto o que se afirma em:

#Questão 958888 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), FURB, 2023, Prefeitura de Schroeder - SC, Professor B - Ciências - Ensino Fundamental (Anos Finais)

Para ensinar, é fundamental que seja realizado um planejamento, o qual serve como guia para o professor na sua prática. Portanto, planejar é uma atividade que está presente na educação, a qual é indispensável na busca por uma educação de qualidade.
Fonte: SOUZA, José Clécio Silva de; SANTOS, Mathéus Conceição. Planejamento escolar: um guia da prática docente. Revista Educação Pública, v. 19, nº 15, 6 de agosto de 2019.
Sobre o tema planejamento docente, assinale a alternativa correta: 

#Questão 958889 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FURB, 2023, Prefeitura de Schroeder - SC, Professor B - Ciências - Ensino Fundamental (Anos Finais)

O marco no processo de sistematização da Didática foi a Didactica magna , escrita em 1638 pelo tcheco Jan Amós Comenius (1592-1670). Comenius viveu em um dos períodos mais conturbados da Europa, com longas e contínuas guerras religiosas: a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Os profundos sofrimentos pelos quais ele passou o levaram a buscar alternativas para educar melhor o ser humano e possibilitar-lhe uma vida mais digna. Portanto, a intenção de Comenius foi: (I), de tal forma que ele introduziu no cenário pedagógico, a ênfase: (II), portanto, sendo assim considerado como: (III).
Fonte: Maia, Christiane Martinatti; Scheibel, Maria Fani. Didática: Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
Marque a alternativa que substitua, respectiva e corretamente, os itens I, II e III:

#Questão 958890 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), FURB, 2023, Prefeitura de Schroeder - SC, Professor B - Ciências - Ensino Fundamental (Anos Finais)

Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é por meio do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Fonte: Silva, Tomas Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Nesse contexto, assinale o conceito que corretamente se relaciona às teorias críticas do currículo:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis