Questões de Pedagogia da FURB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FURB

Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é por meio do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Fonte: Silva, Tomas Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Nesse contexto, assinale o conceito que corretamente se relaciona às teorias críticas do currículo: 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, direito público subjetivo de todo cidadão brasileiro. Todavia, a realidade educacional do país tem mostrado que essa etapa representa um gargalo na garantia do direito à educação. Para além da necessidade de universalizar o atendimento, tem-se mostrado crucial garantir a permanência e as aprendizagens dos estudantes, respondendo às suas demandas e aspirações presentes e futuras. Portanto, ao que concerne a essa modalidade educacional, o que está caracterizado na BNCC? Analise os itens a seguir:
I.A escola deve garantir aos estudantes serem protagonistas de seu próprio processo de escolarização.
II.A escola deve favorecer as diversidades, intensificando-as e promovendo, de modo intencional e volátil, o respeito à pessoa humana, aos seus direitos e majoritariamente ao cumprimento dos seus deveres.
III.A escola deve assegurar-lhes uma formação que, em sintonia com seus percursos e histórias, permita-lhes definir seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos.
IV.A escola deve reconhecê-los como interlocutores legítimos sobre currículo, ensino e aprendizagem.
É correto o que se afirma em:

Para ensinar, é fundamental que seja realizado um planejamento, o qual serve como guia para o professor na sua prática. Portanto, planejar é uma atividade que está presente na educação, a qual é indispensável na busca por uma educação de qualidade.
Fonte: SOUZA, José Clécio Silva de; SANTOS, Mathéus Conceição. Planejamento escolar: um guia da prática docente. Revista Educação Pública, v. 19, nº 15, 6 de agosto de 2019.
Sobre o tema planejamento docente, assinale a alternativa correta:

O marco no processo de sistematização da Didática foi a Didactica magna , escrita em 1638 pelo tcheco Jan Amós Comenius (1592-1670). Comenius viveu em um dos períodos mais conturbados da Europa, com longas e contínuas guerras religiosas: a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Os profundos sofrimentos pelos quais ele passou o levaram a buscar alternativas para educar melhor o ser humano e possibilitar-lhe uma vida mais digna. Portanto, a intenção de Comenius foi: (I), de tal forma que ele introduziu no cenário pedagógico, a ênfase: (II), portanto, sendo assim considerado como: (III).
Fonte: Maia, Christiane Martinatti; Scheibel, Maria Fani. Didática: Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
Marque a alternativa que substitua, respectiva e corretamente, os itens I, II e III:

Analise as assertivas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A inclusão escolar como processo social defende uma modificação da sociedade como pré-requisito para que as pessoas com deficiência possam buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania, propondo uma visão pela qual são feitas transformações nos ambientes educacionais e na mentalidade das pessoas, inclusive da pessoa com deficiência e não apenas de forma unilateral.
(__)Segundo a Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotação (ABAH/SD), "superdotação é um conceito que serve para expressar alto nível de inteligência e indica desenvolvimento acelerado das funções cerebrais".
(__)A conceituação de pessoas com Altas Habilidades já se tornou algo estático, pois possui muitas variáveis e apresenta formas distintas de nomenclatura, como: superdotados, bem-dotado, sobredotado, talentoso e afins, advindos dos avanços das investigações na área da cognição, das traduções e de questões sócio-históricas.
(__)Os alunos que apresentem deficiências físicas ou mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados deverão receber tratamento especial, de acordo com as normas fixadas pelos competentes Conselhos de Educação (BRASIL, 1971).
Assinale a alternativa com a sequência correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis