Questões de Pedagogia da FURB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FURB

 O marco no processo de sistematização da Didática foi a Didactica magna , escrita em 1638 pelo tcheco Jan Amós Comenius (1592-1670). Comenius viveu em um dos períodos mais conturbados da Europa, com longas e contínuas guerras religiosas: a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Os profundos sofrimentos pelos quais ele passou o levaram a buscar alternativas para educar melhor o ser humano e possibilitar-lhe uma vida mais digna. Portanto, a intenção de Comenius foi: (I), de tal forma que ele introduziu no cenário pedagógico, a ênfase: (II), portanto, sendo assim considerado como: (III).
Fonte: Maia, Christiane Martinatti; Scheibel, Maria Fani. Didática: Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
Marque a alternativa que substitua, respectiva e corretamente, os itens I, II e III: 

A comunicação é uma das principais necessidades do ser humano desde o surgimento da humanidade. No decorrer da história, existem relatos da evolução da comunicação, na troca de informação, no registro de fatos, na apresentação de ideias e emoções. A partir desses fatores, as tecnologias de comunicação e de meios de transmissão de informação evoluíram, passando das escrituras nas cavernas até os meios digitais, hoje utilizados em larga escala pela humanidade. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) são utilizadas nas mais diversas áreas, como, por exemplo, na indústria, no comércio, no setor de investimentos e na educação. Em todas as possíveis aplicações de TICs, o principal objetivo é proporcionar o acesso à automação da informação e comunicação. A evolução das TICs trouxe grandes benefícios ao homem, principalmente no que diz respeito à educação. Nessa área, foram inseridas novas tecnologias que proporcionaram o surgimento de meios e fins na criação, no compartilhamento e na busca por conhecimento.
Fonte: RODRIGUES, Ricardo Batista. Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação / Ricardo Batista Rodrigues. - Recife: IFPE, 2016.
Diante do exposto, avalie as alternativas a seguir e assinale um fato marcante da evolução das TICs, que está presente na maioria das escolas brasileiras:

 O termo avaliação pode ser tratado conforme duas perspectivas: a de conjunto de significações individuais dos processos de classificações e exames aos quais os sujeitos são submetidos no decorrer da vida; e no domínio das experiências cotidianas, vinculadas ou não à escola e ao conjunto de significações sociais dos processos que buscam classificar, hierarquizar, verificar e calcular perdas e ganhos, aquisições e desempenhos, investimentos e retornos. Dessa forma, é que nesse último caso, pensam-se os processos de avaliação institucional e escolar, por exemplo.
Fonte: Catani, D.B; Gallego, R.C. Avaliação. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
Sobre o tema avaliação, analise os itens a seguir:
I. A avaliação formativa é um tipo de avaliação comprometida com a aprendizagem dos alunos, que visa à formação e não somente à classificação destes.
II. As práticas avaliativas, em geral, obrigatoriamente, devem se restringir àquelas que gerem notas e atribuam valores classificatórios.
III. Existem diferentes tipos de avaliações, há aquelas que se relacionam com a classificação, com o diagnóstico, com a premiação, para saber onde se deve melhorar.
É correto o que se afirma em:

Sobre "Evoluções Sensório-Motoras Especiais e o Subperíodo do Pensamento Pré-Operacional", tem-se que:
I.A criança adquire a capacidade simbólica por meio de desenvolvimentos especiais da assimilação e, particularmente, da acomodação.
II.A diferença fundamental entre o equilíbrio sensório-motor e o equilíbrio representativo está no fato de que, no primeiro caso, a assimilação e a acomodação se dão sempre no momento, enquanto no caso da representação, assimilações e acomodações anteriores interferem naquelas que ocorrem no momento.
III.O pensamento pré-operacional praticamente não pode ser considerado como um pensamento "bom", tendo em vista as formas conceituais que abrange. Quer dizer que ele não é pensamento "bom", porque é uma inclusão inicial em um terreno desconhecido e novo, inteiramente diferente daquele no qual a inteligência sensório-motora funciona.
IV.Os conceitos iniciais e primitivos da criança pequena são considerados pré-conceitos.
É correto o que se afirma em:

O desenvolvimento humano é frequentemente dividido em domínios específicos, como motor grosseiro, motor fino, linguagem, cognitivo e crescimento social/emocional. Essas designações são úteis, mas existem superposições substanciais. Os estudos estabeleceram as médias de idades alcançadas por marcos específicos, bem como as faixas de normalidade. Em uma criança normal, o progresso nos diferentes domínios varia, como na criança que começa a andar mais tarde, mas fala em frases precocemente. No que diz respeito aos processos de ensino e aprendizagem, tem-se que três formas de desenvolvimento são codependentes, ou seja, uma não consegue evoluir sem a outra.
(Desenvolvimento infantil - Pediatria - Manuais MSD edição para profissionais (msdmanuals.com)) - (Adaptado)
Nessa dimensão, analise as assertivas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O desenvolvimento infantil é a maturação da habilidade de aprender, se conhecer e se relacionar na sociedade.
(__)A habilidade de aprender refere-se ao desenvolvimento cognitivo.
(__)A habilidade de se conhecer e reconhecer suas emoções é marcada pelo desenvolvimento emocional.
(__)A habilidade de lidar com o outro e com a sociedade se refere ao desenvolvimento social.
É correto o que se afirma em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis