Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Sobre a educação básica no Brasil, acesso, permanência, inclusão e fracasso escolar, analise as assertivas abaixo:


I. Acerca das melhorias da Educação Básica, são necessárias as ações de universalização da Educação Infantil (prioritária), melhoria significativa da formação dos professores (inicial e continuada) e condições de trabalho (progressão e carreira docente, salário e dedicação exclusiva).

II. O fracasso escolar não se constitui apenas como um problema educacional, mas tem repercussões individuais e sociais. Portanto, ressalta-se a importância de entender o fracasso escolar considerando tanto as variáveis extraescolares, relacionadas às questões biológicas, sociais e emocionais dos alunos e suas famílias, como as intraescolares, atreladas ao contexto escolar, tendo em vista que todas elas interatuam na produção dele.


III. Violência, falta de transporte, dificuldade de acesso à escola, trabalho infantil e uma série de outras barreiras sociais, econômicas e culturais impedem que todas as crianças e todos os adolescentes estejam na escola e, uma vez nela, tenham assegurado seu direito de permanecer estudando, de progredir nos estudos e de concluir toda a Educação Básica na idade certa.


Quais estão corretas?

Acerca do tema Teoria e Prática da Educação, analise as assertivas abaixo:


I. Pode-se dizer, nos termos de Adam Smith (um dos principais teóricos do liberalismo econômico), que o Estado deveria prover o mínimo de educação básica, para que os cidadãos pudessem competir no mercado a partir de parâmetros mais ou menos próximos, tendo em vista a divisão social do trabalho no capitalismo.

II. Entende-se, a partir da perspectiva das ideias educacionais de Paulo Freire, que a educação é sempre uma certa teoria do conhecimento posta em prática.

III. O diálogo é o meio para que se faça a palavra, ou seja, a palavra é colocada em prática por meio do diálogo, apresentando exclusivamente a dimensão da ação e negando a reflexão, constituindo a práxis.


Quais estão corretas? 

O momento no qual a educação e a escola se voltam especialmente para formar indivíduos “eficientes”, capazes de contribuir para o aumento da produtividade da sociedade, refere-se ao período e concepção da pedagogia: 

De acordo com a História da Educação, analise as assertivas abaixo:


I. O período do Brasil Colônia foi longo. Entre 1500 e 1822, o território que hoje constitui o Brasil esteve vinculado a Portugal. Nesse tempo, organizou-se uma sociedade agroexportadora, fundada em grandes propriedades e no trabalho escravo. As experiências educacionais foram desenvolvidas pelos jesuítas e levaram à constituição de um ensino de elite.

II. A Constituição outorgada em 1824, que vigorou durante todo o período imperial, destacava, com respeito à educação, que “a instrução primária é gratuita para todos os cidadãos”.

III. A partir de 1930, os princípios educacionais vinculados pelo Estado brasileiro voltaram-se para a consolidação de uma sociedade urbano-industrial, da mesma forma que é persistente o caráter autoritário do poder estatal.


Quais estão corretas? 

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Nesse sentido, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis