Questões de Pedagogia da FUNCAB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNCAB

Segundo Giacaglia e Penteado (2000), constitui condição importante para que o Orientador Educacional exerça suas atribuições, a contento, o conhecimento das pessoas, principalmente dos alunos. Quanto mais completo, profundo e acurado for esse conhecimento, maior a eficácia de seu trabalho. No exercício de suas funções, são utilizadas várias técnicas e instrumentos de medida para coleta de dados. Assinale a alternativa que corresponde ao recurso de investigação para o qual o Orientador Educacional NÃO está habilitado:

Alunos da 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, em particular, são suscetíveis de apresentar problemas de adaptação. Mesmo quando permanecem na escola, a formação dessas classes, geralmente com colegas, professores e matérias totalmente novos, costuma representar, para boa parte dos alunos, um processo de readaptação à escola. Nesse contexto, o Orientador Educacional deve programar um atendimento especial, logo no início do ano letivo, para essas turmas que, não por acaso, são as que apresentam grandes índices de:

As práticas atuais em orientação profissional têm se dado rotineiramente com adolescentes que apresentam uma carga acentuada de intensidade, que pode agir como um inibidor do potencial do jovem. Em meio às transformações pelas quais passam, os adolescentes são surpreendidos com várias indagações, uma delas referente à escolha profissional. A esse respeito Lisboa (2000) comenta: “[...] o processo da adolescência é tido como um dos mais complexos para o ser humano, principalmente por gerar instabilidade e insegurança em virtude da profundidade das transformações que encerra”. À medida que cresce, o ser humano se modifica e são evidentes as transformações:

Segundo Kroth (2008), a identidade do orientador educacional como um profissional e o seu posicionamento frente à vida são fatores que caracterizam o desencadeamento do processo de orientação. Se toda identificação profissional pressupõe reforço de valoração, supõe-se que o Orientador Educacional vivencie valores pessoais na sua atuação. Crenças, valores, atitudes da pessoa, ao serem associados com elementos comportamentais comuns a uma determinada profissão, delineiam um perfil profissional:

Um aluno com 16 anos de idade solicita matrícula no Ensino Fundamental em uma instituição de educação básica, que é autorizada a oferecer diversas modalidades de ensino. O Inspetor Escolar deve orientar para que o aluno seja matriculado:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis