Questões de Pedagogia da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FEPESE

Analise o texto abaixo:
Os transtornos do Neurodesenvolvimento têm sua origem.... (1).... . Podem envolver déficits na interação social e nas habilidades de comunicação que impactam o.... (2).... . Os principais transtornos de Neurodesenvolvimento são: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Transtorno do Espectro Autista e Distúrbios da Aprendizagem. São fatores de risco durante a ....(3).... : exposição ao estresse, a toxinas, a determinados medicamentos, prejuízos no período perinatal, baixo peso ao nascimento e prematuridade.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

O documento intitulado “Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializado do Estado de Santa Catarina – Transtorno do Espectro Autista” (FCEE, 2022) define as intervenções em autismo sob a ótica do conhecimento científico.
Nesse sentido, de acordo como o documento, as práticas de intervenção a serem utilizadas com educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em quaisquer serviços disponibilizados nos Centros de Atendimento Educacional Especializados, são nomeadas:

Complementar à CID-10 (décima edição da CID), a CIF fornece informações sobre a funcionalidade, considerando que “[…] duas pessoas com a mesma doença podem ter níveis diferentes de funcionamento, e duas pessoas com o mesmo nível de funcionamento não têm necessariamente a mesma condição de saúde” (OMS, 2003, p. 2-3).
Assinale a alternativa correta em relação ao uso social das informações da CIF, respeito e confidencialidade, com base nas diretrizes éticas para seu uso.

De acordo com as Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializados em Educação especial (FCEE, 2020), relacione os serviços listados na coluna 1 aos seus respectivos objetivos na coluna 2.

Coluna 1 Serviços
1. Avaliação diagnóstica multidisciplinar
2. Programa de Estimulação Precoce
3. Serviço Pedagógico Específico
4. Programa de Educação Profissional
5. Serviço de Convivência
Coluna 2 Objetivos
( ) Proporcionar um conjunto de ações com objetivo de prevenir, avaliar, intervir e acompanhar, de forma clínico-terapêutica, o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, acometidas por atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, a fim de atenuar déficits e possibilitar evoluções significativas no desenvolvimento delas.
( ) Qualificar a pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências e ou transtorno do espectro autista (TEA), para o desempenho de funções profissionais, bem como realizar o encaminhamento e o acompanhamento de pessoas com deficiência (intelectual, mental, sensorial, física, múltipla) no mercado de trabalho.
( ) Avaliar alterações no desenvolvimento e na funcionalidade de pessoas, identificando suas correlações biopsicossociais com os Transtornos do Neurodesenvolvimento.
( ) Qualificar o processo de viver e envelhecer das pessoas idosas e/ou em processo de envelhecimento.
( ) Oportunizar a apropriação e a elaboração dos conceitos científicos e o desenvolvimento da funcionalidade do educando.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Assinale a alternativa que indica corretamente o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis