Questões de Pedagogia da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FEPESE

Analise o texto abaixo:

De acordo com o artigo 52 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), as universidades são instituições .................................. de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Está expresso no artigo 53 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que no exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades, sem prejuízo de outras, as seguintes atribuições:

1. Fixar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes.
2. Estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão.
3. Flexibilizar o número de vagas de acordo com as demandas locais e as exigências da sociedade civil.
4. Elaborar e reformar os seus estatutos e regimentos em consonância com as normas gerais atinentes.
5. Aprovar e executar planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, serviços e aquisições em geral, bem como administrar rendimentos conforme dispositivos institucionais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Acerca das questões que abarcam o processo de aprendizagem e desenvolvimento humanos, consta na Teoria Histórico-Cultural que:

1. Compreender o conceito de Zona de Desenvolvimento Iminente é importante para entender que as ações que hoje uma criança realiza com ajuda de um parceiro poderão ser realizadas sem assistência amanhã, pois o nível do desenvolvimento atual da criança altera de maneira significativa quando ela recebe auxílio de pessoas mais experientes e também quando ela imita as tarefas realizadas por amigos mais velhos.
2. No processo de desenvolvimento humano, ocorrem mudanças significativas e qualitativas, e essas mudanças demarcam pontos de estabilidade e de virada. Os pontos de estabilidade podem ser entendidos como marcadores ou indicadores de períodos de desenvolvimento.
3. As idades constituem formações globais e dinâmicas, são estruturas que determinam o papel e o peso específico de cada linha parcial de desenvolvimento. Em cada período de idade, o desenvolvimento não modifica, em seu transcorrer, aspectos isolados da personalidade da criança, reestruturando toda a personalidade em seu conjunto.
4. No início de cada período de idade, a relação que se estabelece entre a criança e o meio que a rodeia, sobretudo o social, é totalmente peculiar, específica, única e irrepetível para essa idade. Essa relação é denominada como situação social do desenvolvimento em dita idade. A situação social do desenvolvimento é o ponto de partida para todas as mudanças dinâmicas que se produzem no desenvolvimento durante o período de cada idade. Determina plenamente e por inteiro as formas e a trajetória que permitem à criança adquirir novas propriedades da personalidade, já que a realidade social é a verdadeira fonte do desenvolvimento, a possibilidade de que o social se transforme em individual.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Os delegados da Conferência Mundial de Educação Especial, representando 88 governos e 25 organizações internacionais em assembleia realizada em Salamanca, Espanha, entre 7 e 10 de junho de 1994, reafirmaram o compromisso para com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência de providenciar educação para as crianças, jovens e adultos público-alvo da educação especial, dentro do sistema regular de ensino.
Os delegados proclamaram que:

1. Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.
2. Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas.
3. Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deverá acomodá-los dentro de uma Pedagogia Tecnicista.
4. As escolas regulares que possuam orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias, criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos.
5. As escolas devem prover uma educação efetiva à maioria das crianças e aprimorar práticas voltadas à conformação dos corpos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 1049933 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FEPESE, 2022, Prefeitura de Balneário Camboriú - SC, Especialista em Educação - Administrador Escolar - Edital nº 005

Analise o texto abaixo:
O sistema de organização e gestão, que é integrante da cultura da escola, constitui-se de um espaço não apenas de ....(1)... , mas, também, de todas as relações que derivam das características do grupo social que atua nela. Isso que dizer que, nas escolas, há ...(2)... que é visível e outra estrutura não formalizada, não visível, que se encerra no conjunto de relações sociais, maneiras de pensar e agir, interesses e experiências subjetivas.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis