Questões de Pedagogia da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FEPESE

No artigo “Planejamento participativo: uma maneira de pensá-lo e encaminhá-lo com base na escola”, da autora Elza Falkembach (2013), destaca a reflexão sobre o planejamento participativo e o projeto político-pedagógico.
Nesse sentido, quais são os pressupostos que referenciam o planejamento participativo?

O exercício pedagógico de construir a qualidade social pressupõe conhecimento dos interesses sociais da comunidade escolar; isso abarcar o político-pedagógico que viabiliza uma participação maior da comunidade escolar e desenvolve a centralidade do ensino no sujeito.
As Diretrizes Nacionais da Educação Básica (2013) enfatizam que a qualidade social da escola, para além do requisito da temporalidade, deve atender a requisitos:

1. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.
2. consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando os direitos humanos, individuais e coletivos e as várias manifestações de cada comunidade.
3. foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem, e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
4. inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como foco a aprendizagem do estudante.
5. preparação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Para o autor Carlos Roberto Jamil Cury (2007), “A educação escolar é um bem público de caráter próprio por implicar a cidadania e seu exercício consciente […]” De acordo com o autor, é responsabilidade do gestor escolar assegurar e efetivar esse direito no âmbito de suas atribuições.
Como parte do direito à educação, que visa à formação consciente para a cidadania, uma gestão democrática deve assegurar:

Para Gimeno Sacristán (2005), ao longo do tempo passaram a existir invariáveis e modelos pedagógicos em qualquer situação na qual apareça uma escola; universalidade que deve expressar a utilidade social desses traços que tornaram perduráveis as instituições educacionais e excludentes de outras formas de educar.
Para o autor, as invariáveis são as seguintes:

A Universidade do Estado de Santa Catarina, seguindo a legislação acerca do processo de avaliação da Educação Superior (Lei nº 10.861/2004), divide a avaliação da instituição e dos cursos de graduação em duas modalidades:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis